Cuidar faz bem

Cuidar faz bem

8 de junho de 2021
por Amanda Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


As doações da campanha de solidariedade Cuidar Faz Bem foram entregues à Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda na segunda-feira, 12 de julho, conforme Recibo de Doação disponível no link abaixo:

Recibo de Doação - Campanha Cuidar Faz Bem

A campanha teve como objetivo a arrecadação de itens básicos para a alimentação e higiene em benefício à Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande para estabelecer relações de amparo frente às dificuldades ocasionadas pela pandemia decorrente do Sars-coV-2.

Viabilizamos, para nossa comunidade escolar, a prática da doação como manifestação de valores tais como o cuidado, a compaixão e a ajuda ao próximo e também, como possibilidade de  ampliação do olhar de preservação para os bens históricos, culturais e naturais mantidos pela Comunidade Cafundá.

  • Conheça a Comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda

A Comunidade Cafundá Astrogilda existe há mais de 200 anos como Comunidade Tradicional Remanescente de Quilombolas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada para a promoção e a preservação da arte e da cultura afro-brasileira, vinculada ao Ministério da Cultura.

O nome do quilombo foi uma homenagem à matriarca da comunidade, Senhora Astrogilda. A palavra "Cafundá" quer dizer lugar distante. Está localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, em uma região que abriga exuberante floresta, além de rios, cachoeiras, picos com mirantes naturais e uma significativa diversidade biológica.

Segundo dados de 2015 existem 1.500 comunidades quilombolas no país e apenas quatro ficam na cidade do Rio de Janeiro. Dessas, duas estão no Parque Estadual da Pedra Branca: a Camorim , no Camorim, e a Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande. As outras estão na Pedra do Sal e na Sacopã.

O Quilombo Cafundá Astrogilda é a sede da comunidade quilombola de Vargem Grande e tem uma configuração cultural própria, que se manifesta em sua arquitetura, linguagem, culinária, relação com a floresta, com as águas e a presença de uma forte agricultura tradicional. Desta relação, destaca-se o cuidado com a floresta e as tradições ancestrais preservadas pelos descendentes.


Compartilhe:
Facebook Tweet