Perguntas e Respostas- retomada 2020

8 de outubro de 2020

Este espaço tem por objetivo propagar e informar a comunidade escolar sobre as novas práticas e rotinas a serem adotadas para minimizar os riscos de contágio do Covid-19 na nossa comunidade escolar na adoção do sistema híbrido de ensino.

No formato de perguntas e respostas, elaboramos informações a partir das orientações das autoridades públicas, de experiências internacionais bem-sucedidas e das principais considerações mapeadas pela Urmes, assessoria em saúde escolar que nos auxilia neste novo estágio de ensino-aprendizagem conjugado aos cuidados em saúde de todos.

Esta área será atualizada constantemente e outra informações serão acrescidas, paulatinamente.

Lembramos que as informações aqui disponibilizadas são passíveis de alterações de acordo com a literatura médica e a análise de cenários de saúde e educação.

1. O que as famílias adeptas ao ensino híbrido devem fazer antes do início do sistema presencial?

Considera-se de extrema relevância a prevenção de doenças imunopreveníveis e desta forma é imprescindível que todos os alunos estejam com sua situação vacinal atualizada conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde/ Programa Nacional de Imunização, seguindo as recomendações técnicas por faixa etária, descritas no quadro abaixo:

O segundo ponto, é abrir diálogo, adequado à faixa etária do aluno, sobre as mudanças na rotina e nos comportamentos no ambiente escolar. É importante que o mesmo possa visualizar seu novo plano de estudos e a rotina diária com as medidas de proteção. Neste diálogo, transmita o sentimento de confiança e segurança.

2. Como os alunos serão recebidos na entrada?

Os alunos deverão estar atentos aos seus horários de entrada e cumprir as exigências de acesso ao Colégio:

• O uso de máscara. É importante que a mesma esteja cobrindo a boca e o nariz;
  • A higienização dos calçados nos tapetes sanitizante e secante;
  • A verificação da temperatura;
  • A higienização das mãos com álcool em gel 70%;
  • O distanciamento físico de 2,0 m.

Para fins de identificação, o aluno deverá portar a carteira de identificação escolar.

2.Qual o distanciamento mínimo necessário?

O distanciamento adotado ao redor do mundo e no Brasil varia de 1 a 2 metros. No município do Rio de Janeiro, a atual regra estipulada pela prefeitura é de 2 metros. O afastamento deve ocorrer em todo o ambiente escolar: na entrada e saída, nas salas de aulas/atividades, nas áreas externas e no transporte escolar.

3. O uso da máscara é obrigatório?

Sim, o uso de máscara (caseira ou não) é obrigatório para todos. A exceção são as crianças menores de 2 anos, para quem o equipamento é contraindicado. Importante: as pessoas já devem sair de casa usando máscara e só retirá-las para comer (mantendo o distanciamento) ou trocá-las.

4. Quais as recomendações para a troca das máscaras durante o dia? E durante o lanche? Pode colocar de novo após a alimentação?

O Colégio recomenda a troca de máscara a cada duas horas (ou quando úmida ou suja), o que torna necessária a troca durante o turno. O acondicionamento da máscara deve ser feito em sacos de papel ou plástico, nunca em cima da mesa. Recomenda-se que seja realizada sua substituição ao término do lanche.

5. O parquinho pode ser utilizado?

Os parques não são recomendados e devem ser isolados. Os brinquedos possuem muitas áreas de contato o que dificulta o controle da higiene e do hábito da criança de colocar a mão na boca.

6.Qual a recomendação para o uso do ar-condicionado e ventiladores de teto?

O uso de ar-condicionado ou ventiladores, mesmo no modo reverso, não é recomendado. O ventilador pode aumentar a circulação dos aerossóis, da mesma forma que os aspiradores. Por isso, recomendamos evitar o uso e deixar as portas e janelas abertas para aumentar a circulação de ar.

7. Qual a recomendação para o uso de bebedouros?

Os bebedouros passaram a ser acionados por sensores e devem ser usados  APENAS para o abastecimento das garrafas de uso individual que o aluno deverá trazer de casa.

Facebook Tweet