Os Perigos da Automedicação

Os Perigos da Automedicação

1 de março de 2019
por Amanda Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Automedicação após uma dor de cabeça ou febre. Pedir indicação, para amigos, de medicamentos para ingestão em determinadas ocasiões. Pesquisar na Internet tratamentos para algum sintoma que esteja sentindo.

Todos os exemplos acima são casos de um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo: a automedicação. Vista como uma solução para o alívio imediato de sintomas, pode trazer consequências graves para o organismo humano.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ), em 2017, aproximadamente 72% dos brasileiros optam pela automedicação e 40% procuram diagnósticos pela internet.

O uso de medicamentos responde pela maioria dos casos de intoxicação, de acordo com um levantamento feito a partir dos atendimentos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, em Campinas (SP), que é referência no Brasil. O consumo de remédios corresponde a 33,62% das ocorrências, mais que o dobro, por exemplo, dos atendimentos por picadas de animais peçonhentos e consumo de produtos químicos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

Reações alérgicas, dependência e até a morte também são consequências deste hábito que cada vez mais, é recorrente na população.

Tipos de Uso Irracional de Medicamentos:

  • Uso abusivo de medicamentos (polimedicação);
  • Uso inadequado de medicamentos antimicrobianos, freqüentemente em doses incorretas ou para infecções não-bacterianas;
  • Uso excessivo de injetáveis nos casos em que seriam mais adequadas formas farmacêuticas orais;
  • Prescrição em desacordo com as diretrizes clínicas;
  • Automedicação inadequada, frequentemente com medicamento que requer prescrição médica.

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • Em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.
  • Cerca de 1/3 da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais.
  • Em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta.

As intoxicações por medicamento predominam em todo o mundo. Ele destaca o uso de anticonvulsivantes, drogas de efeito no sistema nervoso central, ansiolíticos e drogas para melhorar o estado de humor, mas também alerta para remédios mais populares.


Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Https://www.encocrino.org.br/os-perigos-da-automedicao e https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/uso-de-medicamentos-e-a-principal-causa-de-intoxicacao-aponta-unicamp.ghtml

Compartilhe:
Facebook Tweet