Pai: um exemplo

Pai: um exemplo

7 de agosto de 2020
por Amanda Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Um pai pode ter a capacidade genética de formar um ser. Um pai tem o papel de cuidar de uma pequena vida. Um pai tem a incumbência de passar valores morais, dentre outros, àqueles que estão sob sua responsabilidade, seja por escolha ou consequência. Uma criança em fase de crescimento enxerga em seu pai a pessoa que lhe ajuda, lhe protege e consequentemente lhe apresenta a forma de agir e reagir em várias situações da vida. Um pai que gosta de futebol muito provavelmente despertará esse gosto em seus filhos, em maior ou menor intensidade. Já aquele cumpre seu papel nas tarefas da casa, com certeza mostrará aos seus filhos que isso é bom, é correto e é agradável a todos. E seu trabalho remunerado, seja qual for, mostrará aos seus filhos a grandeza de ter independência e ainda assim doar-se aos outros, ou seja, sustentando e/ou ajudando a sustentar um lar. Sua família.


Enfim mais do que palavras, as atitudes do pai educarão os filhos. Em tudo. Reações exageradas e emocionalmente impróprias poderão desenvolver essas atitudes em seus filhos. Ao passo que coerência, sabedoria em reconhecer falhas e limitações, aprender com erros, celebrar acertos, mostrará aos filhos que a vida é um jogo que deve ser jogado. Haverá etapas mais fáceis e outras não. Haverá momentos de correção de rota e outros de intensificação.

Diante disso, mais do que celebrar seu dia nesse próximo domingo, celebre a honra de contribuir com a formação de um cidadão. Prepare-o para ser um adulto independente, melhor do que você e ainda mais alegre e realizado. Como pai, tenho a plena convicção que tê-los como filhos já foi meu maior presente, mas poder vê-los no futuro agindo de forma segura, tranquila e confiante, será a minha maior realização.

Fonte: Texto adaptado e extraído https://ricmais.com.br/noticias/economia/antonio-carlos-gomes-junior/pai-educador-financeiro/ em 07 de agosto de 2020

Compartilhe:
Facebook Tweet