Apresentação do Colégio Recanto

Filosofia

O Colégio Recanto é uma instituição sem vinculação de ordem política ou religiosa e tem como finalidade primordial a preparação de seu aluno para a vida. Isto significa ajudá-lo na conquista da felicidade e do sucesso, tornando-o cidadão do mundo, útil aos seus semelhantes e ao nosso planeta.

Objetivos

• Fornecer ao aluno uma cultura básica de qualidade e uma formação humanística que valorize a ética, a solidariedade, os direitos e deveres e o amor;
  • Criar condições para que o aluno se desenvolva de forma equilibrada e harmoniosa do ponto de vista intelectual, emocional, social, físico e moral;
  • Estimular no aluno a formação de uma consciência crítica e uma atitude de constante auto-avaliação que o facilite nas escolhas da vida e contribua para a formação integral de sua personalidade;
  • Proporcionar a integração entre a Família, o Colégio e a comunidade;
  • Promover a consciência ecológica dos nossos alunos.

Quiosque​

Cursos Oferecidos

Turno da manhã
Curso Série Dias e horários
Educação Infantil Pré-Escolar II (5 anos) 07:05 às 11:40 (de seg a sex)
Ensino Fundamental 1º ao 5º ano 07:05 às 11:40 (de seg a sex)
6º ao 9º ano 07:05 às 12:40 (de seg a sex)
Ensino Médio 1º e 2º ano do EM 07:05 às 12:40 (de seg a sex) + 14:00 às 17:20 (ter e qui)
3º ano do EM 07:05 às 12:40 (de seg a sex) + 14:00 às 17:20 (ter, qua e qui)
OBS: O 1º e o 2º ano do Ensino  Médio possuem aulas de Educação Física nas terças-feiras para as meninas e nas quintas-feiras para os meninos das 17:30 às 19:00.
Turno da tarde
Curso Série Dias e horários
Educação Infantil Maternal II (3 anos)
Pré-Escolar I (4 anos)
Pré-Escolar II (5 anos)
13:00 às 17:33 (de seg à sex)
Ensino Fundamental 1º ao 5º ano 13:00 às 17:33 (de seg à sex)
Abertura dos portões para a entrada dos alunos com 10 minutos de antecedência.

Nova nomenclatura do Ensino Fundamental:

Nova Ano
Antiga CA Série

Metodologia

O Colégio Recanto é uma Instituição Tradicional, que prima pela valorização dos conteúdos e pela formação do aluno.

Vestibular

O Colégio Recanto conta com um corpo docente experiente que vem proporcionando uma preparação de qualidade aos nossos alunos. A maior parte dos nossos formandos conquista vagas nas melhores Universidades do Rio de Janeiro, dentre elas Federais e Estaduais.

O 3º ano do Ensino Médio (Pré-Vestibular) possui uma carga horária otimizada que conjuga o lançamento dos conteúdos, necessários aos concursos de vestibular, com exercícios, simulados e projetos específicos para cada tipo de concurso.

Confira aqui nossas listas de aprovações.

Horários de Funcionamento da Secretaria

• De Segunda a Sexta: 07:00 às 17:00

Horários de Visitação

• De Segunda a Sexta: 07:30, 10:00 e 16:00

O Colégio Oferece:

• Dedicação permanente ao aprimoramento do processo educacional;
  • Atenção especial com a formação de seus alunos;
  • Corpo docente habilitado, especializado e dedicado;
  • Monitoria Online;
  • Orientação pedagógica e educacional;
  • Atividades culturais extraclasse;
  • Práticas desportivas no próprio estabelecimento sob a supervisão dos professores de educação física;
  • Instalações apropriadas, climatizadas, seguras e confortáveis;
  • Ginásio coberto e quadras poliesportivas;
  • Salas ambiente de Artes, Música, Multimídia e Biblioteca;

biblioteca_300
Cantina
lockers_300
Armários individuais para os alunos
quadrarefrigeracao_300
Gerador capaz de suprir todo o Colégio

Laboratórios

O Colégio possui laboratórios de Física, Biologia/Química e Informática, devidamente equipados para melhor atender aos nossos alunos em aulas integradas com as diferentes disciplinas.

lab_fisica_300
Laboratório de Física

lab_quimica_300
Laboratório de Biologia/Química

lab_info_626
Laboratório de Informática

Material Escolar

A lista de material escolar do aluno será disponibilizada no site e na secretaria do Colégio.

Uniforme

O uso do uniforme completo é obrigatório da Educação Infantil ao Ensino Médio, em todas as atividades escolares internas ou externas.

Frequência do aluno

• Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º segmento - até o 3º ano): registrada diariamente pelo professor no Diário de Classe;
  • Do 4º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio: a presença é computada eletronicamente, através da carteira de identificação escolar, na entrada e na saída do Colégio.

Informações Gerais

• Os boletins escolares, assim como, todas as informações acadêmicas do aluno são disponibilizados no site do Colégio.
  • Periodicamente, são realizadas reuniões com os responsáveis para esclarecimentos sobre aproveitamento, disciplina e critérios adotados durante a avaliação.

Saiba mais sobre os Cursos oferecidos