EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO PEDAGÓGICO

Creche: Maternal II e Educação Infantil: Pré-I e Pré-II

A Educação Infantil faz parte da primeira etapa da Educação Básica e no Colégio Recanto atendemos turmas de 3 a 5 anos, assim distribuídas:

  • Maternal II - turmas de alunos com 3 (três) anos completos;
  • Pré I - turmas de alunos com 4 (quatro) anos completos;
  • Pré II - turmas de alunos com 5 (cinco) anos completos;

Priorizamos os aspectos do desenvolvimento da criança com um todo, tais como, o cognitivo, social, o emocional e o físico.

Estimulamos que as crianças possam se envolver cada vez mais com suas descobertas e aprendizagens. Os temas trabalhados e as atividades propostas fazem parte do currículo deste segmento. Além disso, todos os temas trabalhados estarão presentes nos projetos desenvolvidos durante o ano, organizados por períodos, os quais incluem objetivos gerais e específicos a serem alcançados.

A partir de brincadeiras e das muitas experiências vividas durante a nossa rotina, nas quais as áreas de conhecimento do currículo estão presentes de forma totalmente integrada, a criança vai exercitando seu papel de aluno e cidadão, conhecendo e se apropriando de seus deveres e direitos nas interações sociais das quais participa. Desejamos formar um sujeito que busque sua felicidade e que participe com responsabilidade na sociedade da qual faz parte.

Com temas variados que incluem todas as áreas de conhecimento integradas (Natureza e Sociedade, Matemática, Linguagem oral e escrita, Música, Corpo e Artes), os projetos estimulam uma participação mais ativa da turma e um maior envolvimento da família, o que é fundamental para alcançarmos resultados positivos neste processo de desenvolvimento.

Desta forma, estamos contribuindo para formar não só um sujeito que está fazendo relações entre as aprendizagens adquiridas, expressando-se através das mais variadas linguagens, como também a participar de forma crítica e colaboradora na sociedade em que vivemos.

  • Atividades curriculares complementares: Música, Artes, Psicomotricidade e Inglês.

 


Sala de aula

Cozinha experimental

 

 

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

a) Proporcionar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social;

b) Favorecer a  aquisição de experiências  amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;

c) Proporcionar à  criança uma formação adequada à sua capacidade, compatível com sua estrutura familiar;

d) Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes de vida social;

e) Oferecer  atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação.

 


Parquinho

Parquinho

 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

TURNO DA MANHÃ

CURSO

SÉRIE

DIAS E HORÁRIOS

Educação Infantil

Pré-Escolar II (5 anos)

07h05min às 11h40min (de seg a sex)

TURNO DA TARDE

CURSO

SÉRIE

DIAS E HORÁRIOS

Educação Infantil

Maternal II (3 anos)

Pré-Escolar I (4 anos)

Pré-Escolar II (5 anos)

13h às 17h33min (de seg a sex)

 

 

Abertura dos portões para a entrada dos alunos com 10 minutos de antecedência.

 

EQUIPE PEDAGÓGICA

A Equipe Pedagógica do Colégio Recanto é responsável pelo desenvolvimento, orientação e acompanhamento das práticas pedagógicas da Instituição.

Nossa equipe conta com Diretores, Supervisores Acadêmicos e Pedagógicos, Supervisor Disciplinar, Supervisor de Informática, Orientador Educacional, Consultor Pedagógico, Coordenadores de Área e com um Corpo Docente de Professores especialistas.

Entendemos que se torna urgente, face às demandas do mundo atual, a superação do modelo tradicional para o processo de ensino/aprendizagem.

Os próprios professores, que sempre oferecem o melhor que podem, sentem e manifestam a necessidade de repensar a sua prática, centrando o processo educativo no aluno percebido como principal protagonista da aprendizagem e não como meros receptores de conhecimentos.

Impõe-se a utilização de uma variedade de estratégias metodológicas para ajustar o processo de ensino às diferenças dos estudantes, fortalecendo, entre eles, o espírito de cooperação e solidariedade. Igualmente importantes os materiais pedagógicos que sejam significativos e adequados para todos, sob o ponto de vista cultural, linguístico e de gênero.

A incorporação das novas tecnologias e dos meios de comunicação devem fazer parte do projeto pedagógico.

Para a concretização dessa ação de aprimoramento da prática pedagógica pretende-se problematizar questões como: tipo de aula, arranjo de sala de aula, metodologia do trabalho didático e desenvolvimento de projetos de trabalho.