Começa nesta quinta a maior feira de tecnologia do mundo

Começa nesta quinta a maior feira de tecnologia do mundo

8 de março de 2006
por João Marques -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Sob o codinome de Origami ("dobradura", em japonês, em alusão a suas múltiplas funcionalidades, um ótimo nome também para emplacar na Ásia, berço das grandes novidades no setor), o equipamento multimídia pretende entrar no mercado do iPod, o maior fenômeno dos últimos tempos.

060307cebit_250
Os rumores apontam para um minitablet ou um super PDA, com tela sensível a toque e a caneta digital. O chip deve ser Intel, e o sistema operacional, Windows Mobile (talvez uma nova versão seja anunciada) ou XP.

O gadget para navegar na Web, baixar músicas e vídeos, jogar e trabalhar em alguns aplicativos de escritório pode custar entre US$ 500 e US$ 800. O fim do mistério mesmo, somente no dia 9, quando começa o evento em Hannover.

Duas décadas

A edição comemorativa de 20 anos da feira assiste a uma invasão oriental. Cerca de 1.700 das 6.262 empresas expositoras são do leste asiático, principalmente China, Hong Kong, Coréia do Sul e Japão. De lá vêm as tecnologias mais impressionantes para o usuário final. O leste europeu também desponta nesse setor, com muitos representantes de República Tcheca, Hungria, Polônia e Romênia.

São desses países que vêm, por exemplo, uma webcam que tira foto e lê informações de cartões e reconhece várias línguas; outra que altera o tom da pele (branco, superbranco, normal e bronzeado), para webconferências ou chat; celular que entende comandos pelos movimentos (o usuário chacoalha, e o aparelho recebe ou faz determinada chamada), MP3 player e câmera; cartão de memória para celulares com 2 GB; e câmeras digitais para fotos no escuro.

Além de HD (no caso, high definition, ou alta definição), os termos recorrentes na CeBit são GPS, Wi-Fi e convergência de mídia. Sem contar os produtos corporativos, como segurança bancária, tecnologia para medicina e TI.

A Copa do Mundo, obviamente, é o tema predileto dos expositores: sistemas de mapas digitais prometem informar o melhor trajeto até o estádio e tempo estimado de locomoção, todos os tipos de serviço pelo caminho e encontrar vaga nos estacionamentos dos estádios; sistemas de identificação transformam o ingresso em cartão de crédito; jogo de futebol entre robôs; campeonato de games de futebol e por aí vai.

Outra novidade desta edição da feira é o setor Vida Digital, com tudo que pode invadir os nossos lares e facilitar (ou não) nossas vidas.

Fonte: Site UOL

Compartilhe:
Facebook Tweet