Curso Ensino Fundamental I

Projeto Pedagógico

O Ensino Fundamental está estruturado em duas fases: a primeira caracterizada pela ação dos professores junto aos seus alunos do 1º ao 5º ano, atuando como mediadores, criando situações que estimulem o desejo de aprender; na segunda fase, do 6º ao 9º ano, devido às características específicas da idade dos alunos, o trabalho “concreto” tende a diminuir, dando lugar ao pensamento abstrato.

No Ensino Fundamental, os alunos desenvolvem habilidades e competências de modo que o aluno saiba utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.

Atividades curriculares complementares: Música, Artes, Educação Física e Inglês.

Objetivos

  • Proporcionar ao educando o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. O fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;
  • Proporcionar atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam, às características bio-psico-sociais do educando.

Horários

Turno da manhã

Série Dias e horários
1º ao 5º ano 07h05min às 11h40min (de seg a sex)

Turno da tarde

Série Dias e horários
1º ao 5º ano 13h às 17h33min (de seg a sex)
Abertura dos portões para a entrada dos alunos com 10 minutos de antecedência.

Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica do Colégio Recanto é responsável pelo desenvolvimento, orientação e acompanhamento das práticas pedagógicas da Instituição.

Nossa equipe conta com Diretores, Supervisores Acadêmicos e Pedagógicos, Supervisor Disciplinar, Supervisor de Informática, Orientador Educacional, Consultor Pedagógico, Coordenadores de Área e com um Corpo Docente de Professores especialistas.

Entendemos que se torna urgente, face às demandas do mundo atual, a superação do modelo tradicional para o processo ensino/aprendizagem.

Os próprios professores, que sempre oferecem o melhor que podem, sentem e manifestam a necessidade de repensar sua prática, centrando o processo educativo no aluno percebido como principal protagonista da aprendizagem e não como meros receptores de conhecimentos.

Impõe-se a utilização de uma variedade de estratégias metodológicas para ajustar o processo de ensino às diferenças dos estudantes, fortalecendo, entre eles, o espírito de cooperação e solidariedade. Os materiais pedagógicos são igualmente importantes, pois devem ser significativos e adequados para todos, sob o ponto de vista cultural, linguístico e de gênero.

A incorporação das novas tecnologias e dos meios de comunicação devem fazer parte do projeto pedagógico.

Para a concretização dessa ação de aprimoramento da prática pedagógica pretende-se problematizar questões como: tipo de aula, arranjo de sala de aula, metodologia do trabalho didático, desenvolvimento de projetos de trabalho.

Outros Cursos

Escolha um curso para saber mais.