Como aprender melhor?

Como aprender melhor?

13 de abril de 2018
por Amanda Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Seja em escolas, faculdades ou mesmo no ambiente de trabalho, vemos muitas pessoas que têm dificuldades para aprender. Às vezes estudamos muito, mas a matéria não entra na cabeça. O chefe explica de novo sua tarefa, mas você não consegue compreender mesmo assim. A prova de recuperação não é mais fácil do que a primeira prova, mesmo que você tenha tido mais tempo para revisar.

O problema é que muitas vezes, não sabemos como estudar, como nos concentrar, quais técnicas usar para lembrar aquele conceito, como aplicar a matéria no dia-a-dia ou como decorar os passo-a-passo das tarefas.

Selecionamos algumas dicas para você utilizar nos estudos mas, antes de tudo, veja abaixo, três conceitos que envolvem a compreensão do que significa aprender melhor ou como a aprendizagem deve se processar na nossa vida: 

1.Aprender melhor é aprender com mais velocidade, ou seja, assimilar mais facilmente a imensa gama de informações que recebemos diariamente.

2. Aprender melhor é fazer menos esforço para compreender conceitos. 3.E, aprender melhor, significa sobretudo aprender com prazer porque aprender é algo que você vai fazer todos os dias da sua vida.

Depois do esforço, a recompensa!

A recompensa de um processo de aprendizagem melhor se resume em: • uma aprendizagem mais aprofundada ou seja, aquela em o domínio do conteúdo te permite fazer conexões com outros conhecimentos; • e, uma aprendizagem mais significativa porque ao invés de memorizar conceitos, as “coisas” ao seu redor passam a ter sentido. Como aprender melhor?

O roteiro abaixo é um cronograma aplicável para estudantes que desejam melhor aproveitamento em seus estudos. Ele pode e deve ser seguido contudo, uma aprendizagem de qualidade requer planejamento, organização, investimento de tempo e estudo em técnicas de aprendizagem e principalmente, esforço constante para avaliar-se e entender sobre o que exatamente se adequa à você.


Praticando a disciplina

O exercício da disciplina é o sustentáculo para o sucesso na aprendizagem. Enquanto existir alguém tomando as decisões para você, seja dos horários que vai estudar, de qual livro ler, qual capítulo abordar, você não estará exercitando o músculo da disciplina. E este é um “músculo” que você precisa fortalecer para tomar decisões e, principalmente, continuar com elas até atingir as suas metas.

À medida que os hábitos de aprender a aprender são incorporados, surge um efeito colateral chamado autoestima.

Aprender a estudar – ou aprender a aprender – é algo que você sempre vai precisar. Mesmo quando passar da faculdade ou da fase de treinamento da empresa, não se engane: o aprendizado não para por aí! O mundo sempre oferece mais e mais oportunidades de aprender e, se você for esperto, não vai desperdiçá-las.

Fonte: http://www.maisaprendizagem.com.br/

Compartilhe:
Facebook Tweet