Concentração se aprende ?

19 de junho de 2009
por Tatiana Pereira da Souza Silva -

Concentração se aprende?

Sim, é possível ajudar o seu filho a treinar. O primeiro passo é se preocupar com o ambiente

Carolina Marcondes, Tamara Foresti e Thais Lazzeri

Sim, pode-se ajudar a treinar. A primeira preocupação deve ser com o ambiente. Barulho, falta ou excesso de luz e televisão ligada podem atrapalhar quando a criança está lendo um livro, por exemplo. É preciso garantir o silêncio. A concentração pode ser estimulada com os brinquedos também. Aqueles que emitem apenas sons não desenvolvem a atenção, porque não permitem que sejam desvendados. O quebra-cabeças, ao contrário, estimula a concentração. “Você tem de oferecer objetos que façam com que a criança permaneça descobrindo”, diz Rosane Moderno Schiller, psicóloga da área de educação infantil do Colégio Santo Américo. E há diversos momentos do dia-a-dia em que esse treino pode continuar. “Quando os pais dão informações curtas e bem explicadas, a criança as memoriza e a atenção fica focada naquilo. Para se concentrar, ela precisa de organização. Quando não estiver em casa, faça combinados e deixe em um quadro, com horários”, diz Silvia Amaral, psicopedagoga, coordenadora da Elipse Clínica Multidisciplinar. Excesso de atividades ou superestimulação podem atrapalhar a concentração. Não lote demais a agenda do seu filho.

3 DICAS PARA APROVEITAR A CONCENTRAÇÃO

Invista em brinquedos que estimulem a concentração da criança, como quebra-cabeças e brinquedos de montar.

Mantenha o ambiente em que a criança está tranqüilo, com poucos estímulos, quando ela se dedicar a uma só atividade.

Converse olhando nos olhos do seu filho, preste atenção. Com isso, ele vai aprender a dar prioridade para as pessoas e descobrir como é legal dar e receber atenção.

Muitas vezes as crianças tornam-se agitadas porque o ambiente em que vivem não favorece que sejam tranqüilas. Sons altos, televisão ligada o dia todo, irmãos chorando querendo brincar, falta de espaço próprio para estudar ou um cantinho para ler. Trabalhar a concentração nem sempre é coisa fácil.

Algumas crianças têm mais facilidade em se concentrar, pois trazem em seu DNA características herdadas de seus pais como ser calmo, paciente, persistente, etc.

É importante que a família seja organizada com os filhos, desde a mais nova idade, proporcionando um ambiente calmo para seu crescimento, pois essa ordem o ajudará a crescer mais tranqüilo.

À medida que crescem, os pais podem colaborar mais ainda com o desenvolvimento de uma boa concentração.

Assistir a filmes e desenhos animados ao lado do filho; brincar de jogo da memória dentro da faixa etária da criança; desenhar; ensinar-lhes jogos de tabuleiro como dama e xadrez; quebra-cabeças e jogos de montar são formas de incentivar a concentração dos pequenos.

Sem falar das histórias contadas em cima de almofadas e tapetes, que favorecem um ótimo relaxamento, ou mesmo na cama na hora de dormir.

Procure sempre conversar olhando nos olhos do seu filho, prestando atenção nas coisas que ele fala. Esta é uma forma dele descobrir o quanto é importante e gostoso dar e receber atenção. É bom lembrar que as crianças que não recebem cuidados adequados tendem a ser mais agitadas como forma de chamar a atenção dos pais.

A família deve ficar atenta aos momentos de concentração dos pequenos e estimulá-los. Evite interromper uma leitura chamando-o para sair, não mude o canal da televisão quando o filho estiver concentrado assistindo a seu desenho predileto, não faça barulho no momento das tarefas escolares, nem deixe ligados rádios e televisores, ajude-o a montar um quebra-cabeça, caso esteja com dificuldade.

Dessa forma a criança irá se tornando tranqüila, percebendo que é respeitada nas coisas que faz e que seus pais estão sempre dispostos a ajudá-la quando precisam.
Fonte: Crescer Notícias