"De quem é a Amazônia, afinal", pergunta "NY Times"

"De quem é a Amazônia, afinal", pergunta "NY Times"

19 de maio de 2008
por Rodrigo Saiz Limoeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


18/05/2008 – BBC Brasil.

Notícia Comentada de Geografia

Realização: Professor Ricardo Luigi

 
No texto intitulado "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".

O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

"Esses comentários não são bem-aceitos aqui (no Brasil)", diz o jornal. "Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos."

O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.

 

O boato do “roubo da Amazônia”

Circula há muito tempo pela internet um e-mail com a falsa informação de que nos livros didáticos dos EUA a Amazônia já vem sendo referenciada como Former International Reserve of Amazon Forest (Finraf), o que significa que ela seria uma área de uso ou controle internacional. Esse e-mail falso confundiu até mesmo o congresso, pois, no ano 2000, Roberto Argenta, então deputado federal pelo Rio Grande do Sul, pediu esclarecimentos sobre a questão ao Ministro das Relações Exteriores. Entre os anos de 2000 e 2002, diversos jornais brasileiros divulgaram desmentidos, mas esse e-mail de quando em quando volta a ser repassado.

Saiba mais:

http://www.nytimes.com/2008/05/18/weekinreview/18barrionuevo.html?ref=todayspaper

(texto original do New York Times – em inglês).

Fonte: Adaptada de BBC Brasil (reproduzida em diversos jornais).

Compartilhe:
Facebook Tweet