Infância

20 de maio de 2020
por Amanda Ribeiro -

Pesquisadores já sabem que a vivência de situações de negligência, de trauma e de estresse na primeira infância pode causa inúmeros problemas, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do cérebro infantil. Vários estudos evidenciam isso e indicam que podem haver consequências para o resto da vida.

O estresse tóxico, por exemplo, que ocorre quando a criança passa por situações de adversidade com frequência e por um longo período, sem receber apoio ou acolhimento dos pais, pode causar a interrupção do desenvolvimento saudável do cérebro e levar a transtornos como ansiedade e a depressão, além de mudanças no comportamento e diminuição da imunidade. Ou seja, crianças que são negligenciadas pelos adultos, sem afeto e sem carinho, podem ter seu desenvolvimento prejudicado.

Um exemplo visual da diferença do desenvolvimento do cérebro infantil de quem vive em um ambiente afetuoso e acolhedor e de quem  vive situações de trauma e abuso emocional pôde ser visto em  artigo do psiquiatra Bruce Perry. Ele é pesquisador sênior da Academia de Trauma da Criança em Houston e professor adjunto de psiquiatria e ciência do comportamento na Feingberg School of Medicine em Chicago, ambas nos Estados Unidos. No trabalho, que foi publicado em 2017 e tratou como a negligência afeta o desenvolvimento do cérebro infantil,  o psiquiatra mostra imagens dos cérebros de duas crianças de três anos, lado a lado. Um deles é visivelmente maior que o outro, como mostra a foto abaixo:

Perry explica que o cérebro da direita é significativamente menor do que a média e tem atrofia cortical, ou seja, atrofia do córtex. Isso pode levar a atrasos no desenvolvimento e atrasos de memória para a criança. A atrofia cortical é comumente encontrada em pessoas idosas que têm a doença de Alzheimer. O psiquiatra também afirma que a criança com o cérebro menor sofre de privação sensorial severa, não tendo tido contato usual com toques, sons e cheiros.

Segundo o estudo, a negligência emocional na infância também pode acarretar dificuldade de formar relacionamentos saudáveis. Pode haver problemas de apego e dependência excessivos ou essas pessoas podem se isolar socialmente mais tarde na vida.

No artigo, Perry conclui que "o desenvolvimento saudável dos sistemas neurais que permitem o funcionamento social e emocional ideal depende de cuidados atenciosos e acolhedores na infância e oportunidades para formar e manter uma diversidade de relacionamentos com outras crianças e adultos ao longo da infância."

Várias outras pesquisas relacionam o estresse excessivo na infância com problemas emocionais e de memória. Outros estudos também associam altos níveis de estresse na criança a pressão alta, doenças no coração e obesidade mais tarde na vida. Por isso, é claro, o mais importante é sempre estar presente  e atento aos pequenos, dando-lhes afeto, carinho e proteção para que eles tenha um desenvolvimento pleno e saudável.

Fonte: Texto extraído do link em 20 de maio de 2020: https://cangurunews.com.br/desenvolvimento-do-cerebro-infantil