Dia da Terra - 22 de abril

Dia da Terra - 22 de abril

22 de abril de 2015
por Jessica Mendes de Lima -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


O Dia da Terra foi criado no dia 22 de abril de 1970 pelo senador e ativista ambiental norte-americano, Gaylord Nelson, com a finalidade de promover a conscientização a respeito de problemas que envolvem o meio ambiente, como a poluição, o desmatamento, a extinção de animais silvestres e o esgotamento de recursos não renováveis.

A primeira manifestação, em 1970, serviu também para criar uma agenda ambiental e contou com a presença de mais de duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades, o que ratifica a importância educativa e informativa de tal data. A partir da pressão social criada, por exemplo, o governo dos Estados Unidos criou a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Em 2009, o dia passou a ser reconhecido pela ONU, que instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra.

Apesar do dia 22 de abril sugerir uma tomada de consciência e promover o levantamento dos problemas ambientais enfrentados, também funciona como momento sugestivo para se pensar em possíveis soluções, tais como a preservação de recursos naturais, a reciclagem de materiais manufaturados, a proteção de espécies ameaçadas e a proibição de produtos químicos que prejudiquem determinado habitat natural. É importante também ressaltar que devemos utilizar o dia de hoje para tentar erradicar pequenos maus hábitos diários que prejudicam o meio ambiente, como o desperdício de água e o descarte indevido do lixo.

E você, vem fazendo a sua parte? O nosso futuro e o das próximas gerações dependem das nossas atitudes!

 

 

 


Compartilhe:
Facebook Tweet