Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2018

O estímulo à escrita, como hobby, surgiu no 1º ano do Ensino Médio, após a inserção da disciplina de Redação na grade curricular, mas a motivação para a produção do texto, especialmente destinado às mulheres, vem do “desejo de que o sentimento de gratidão supere o sentimento de remorso”, assim define o aluno Bruno Soares do 2º ano do Ensino Médio.

—“O respeito que eu tenho pelas mulheres, eu devo a ela”— relembra o aluno de sua avó, falecida há cerca de 8 anos e personagem central para o desenvolvimento de uma percepção mais igualitária sobre a questão de gênero pelo aluno.

Ele relata que a sua avó gostava muito da data e que, por isso, por essa influência em sua infância, a data tem importância ímpar no calendário e finaliza “a gratidão que posso expressar é com palavras.”

Confira abaixo o texto lido pelo aluno, ao final das aulas do dia 8 de março, para homenagear as colegas de classe e demais mulheres.

Por onde começar a falar de um ser tão importante, belo e necessário?

Bem, elas já foram proibidas de votar em decisões políticas. Já foram forçadas a trabalhar em casa, submissas a ideia de que elas não poderiam sair de lá. Já foram vistas apenas como itens de reprodução e até mesmo como objetos, quando lhe foram impostos valores.

Infelizmente, até os dias de hoje, mesmo com algumas vitórias, elas continuam sendo vistas de forma inferior. Atualmente, elas ainda ganham cerca de 30% a menos do que nós, ainda sofrem agressões físicas, psicológicas ou qualquer outro tipo de maldade. Elas ainda são xingadas de formas horrendas e maldosas, ou são desrespeitadas de forma descarada.

Agora, eu faço uma pergunta: O que elas nos dão em troca?

Bem, apenas alguns serão capazes de ver e perceber essa resposta.

Elas nos dão os sorrisos mais lindos que um homem pode ver. Elas cuidam de nós, mesmo quando explodimos com elas. Elas nos dão carinho de uma forma que apenas elas sabem. Elas nos inspiram a sermos melhores, elas despertam o amor dentro de nós. Elas são o palco dos 9 meses mais felizes de um casal.

Enfim, elas nos tornam melhores. Mas nós também deveríamos aprender algumas coisinhas importantes.

Elas são fortes, mas também são frágeis. Elas são carinhosas, mas não são bobas. Elas são confiantes, mas também sentem medo. Elas não são frias, apenas cuidam de si mesmas. Elas não são manequins de treino, não são objetos de valor, não são "algo" mas, sim "alguém".

Elas merecem carinho, merecem amor, merecem beijos e abraços sinceros, merecem um "eu te amo" que não seja dito para suas as curvas. Elas merecem respeito, merecem alguém em quem possam confiar, que respeite seus limites e que as faça sorrir e querer responder " eu também te amo".

E essas são elas, e se isso não é ser importante, bela e necessária, eu não sei mais o que seria.

Obrigado a todas vocês. Que vocês continuem levando ao mundo os sentimentos mais verdadeiros, os sorrisos mais belos e os olhares mais únicos, que apenas vocês podem nos dar.

Continuem, hoje e sempre, sendo quem vocês são. Sendo mulheres.

Feliz 8 de março.

Bruno Soares Marcuartu