Dormir bem reduz a hiperatividade infantil

Dormir bem reduz a hiperatividade infantil

7 de maio de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento como crises de birra, ausência de disciplina e até agressividade. Mas um novo estudo, realizado na Finlândia e publicado na revista Pediatrics, vai além e comprova que uma boa noite de sono pode melhorar o comportamento das crianças que sofrem de hiperatividade.

Entre as 280 crianças participantes, com idades entre 7 e 8 anos, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas, segundo os especialistas da Universidade de Helsinki e do Insitituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia, responsáveis pelo estudo. Nos Estados Unidos, segundo estimativas, um terço das crianças não dormem o suficiente.

Os pais das crianças preencheram questionários sobre os hábitos de dormir dos filhos e anotaram a quantidade de horas que as crianças dormiram durante um período de sete noites. Os pais também responderam perguntas sobre o comportamento dos filhos, baseadas em questionários usados para diagnosticar o transtorno de déficit de atenção.

As crianças foram equipadas com actigraphs – pequenos dispositivos eletrônicos que registram a atividade física do portador – em períodos de repouso e outras horas do dia.

Pequenos com períodos médios de sono inferiores a 7,7 horas por noite apresentaram maior hiperatividade, maiores índices de comportamento impulsivo e mais sintomas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Para pesquisadores, os resultados indicam que manter horários de sono adequados entre crianças é importante na prevenção de sintomas comportamentais.

Fonte: Caderno Ciência e Tecnologia - Jornal do Brasil (29/04/2009).

Compartilhe:
Facebook Tweet