Exercitar o cérebro ajuda a mantê-lo jovem

Exercitar o cérebro ajuda a mantê-lo jovem

15 de maio de 2015
por Jessica Mendes de Lima -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


A questão do envelhecimento humano é, na maioria das vezes, associada à parte externa do nosso corpo. Por isso, costumamos investir muito tempo e dinheiro em cosméticos, atividades físicas e cirurgias plásticas. No entanto, há órgãos de suma importância que também merecem atenção por estarem sujeitos aos danos causados pelo tempo. Um desses órgãos é o cérebro.  

O cérebro desempenha diversas funções essenciais à vida. Essas vão desde controlar a respiração até resolver desafios que exijam raciocínio. Podemos dizer ainda que ele é responsável pela construção da personalidade e pela maneira como lidamos com os sentimentos. Mesmo quando não percebemos, essa “máquina” está trabalhando. Tudo isso devido a uma complexa rede de mais de 100 milhões de células nervosas.  

Assim como todo organismo, o cérebro também envelhece.  Com o passar dos anos, sofre alterações que o fazem perder propriedades funcionais e estruturais. “O cérebro é um órgão bastante complexo. Com o envelhecimento, estudos com ressonância magnética evidenciaram a ocorrência de redução de seu volume, mas não de forma homogênea. Por outro lado, foram descritas, também, alterações funcionais que comprometeriam a comunicação entre os neurônios”, aponta Gisela Tinone, neurologista da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).  

Em todas as fases da vida, exercitar o cérebro é importante. Porém, após os 25 anos, a atenção com o órgão deve ser redobrada. Isso se deve ao fato de ser a partir dessa idade que os neurônios começam a diminuir e o cérebro a “encolher” (ele perde entre 5% e 10% do seu peso). Também ocorrem alterações bioquímicas como deficiência de serotonina, dopamina e glutamato. As consequências dessas alterações são perdas na função cognitiva, como falhas na memória (por exemplo, não se lembrar onde deixou as chaves), e uma certa dificuldade de aprender coisas novas. “No envelhecimento normal, a maior parte dos idosos apresenta um leve declínio, ou então, uma certa dificuldade no processo de planejamento, organização e memória”, explica Valéria Bahia, neurologista do Hospital Samaritano de São Paulo.  

Todavia, se mantivermos o cérebro em constante atividade, propiciando ambientes que o estimulem, e nos alimentarmos adequadamente, as consequências do envelhecimento cerebral podem se tornar mínimas ou, até mesmo, imperceptíveis. Desse modo, o segredo para manter o cérebro jovem é exercitá-lo. Pesquisadores afirmam que estudar é o melhor exercício.  Contudo,  "é importante ressaltar que atividade intelectual não se refere ao nível educacional, mas sim a atividade mental como um todo. É preciso ser ativo mentalmente”, ressalta Bahia.  A neurologista acrescenta ainda que "Ler, discutir sobre uma notícia ou filme, frequentar seminários, teatro, cinema, e contar essas experiências propiciam uma boa atividade intelectual". 

Abaixo, encontram-se nomes de sites gratuitos que estimulam  as atividades neurológicas. A partir desses,  podemos, por exemplo, aprender novas línguas e nos atualizar. A internet, portanto, é uma  das ferramentas que nos auxilia quando desejamos manter o cérebro jovem, basta saber como utilizá-la. As dicas foram retiradas da Revista Galileu online.  

Digital Photography School — Apesar de estar em inglês, esse site pode nos ajudar, por meio de dicas, nos momentos em que precisamos tirar fotos ou, até mesmo, auxiliar quem  tem o interesse de seguir na profissão. Além isso, disponibiliza matérias sobre fotografia e é um ótimo ambiente virtual para quem deseja conhecer grupos e comunidades com discussões a respeito do tema. 

Duolingo – Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo faz muito sucesso por aliar diversão com o aprendizado de línguas. O site também está disponível para smartphones. 

Factsie — Também em inglês, o Factsie é um bom compilado de “fun facts” – ou fatos curiosos – como, por exemplo: você sabia que os cabos dos elevadores da Torre Eiffel foram cortados durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial para que Hitler tivesse que subir pelas escadas? 

Freerice — Não é igual ao Duolingo, mas permite exercitar seu vocabulário em inglês e, além disso, doar alguns grãos de arroz para quem precisa. Quanto mais tempo você passa no site, mais grãos são doados.  

Gibbon — É um site que reúne inúmeros artigos e estudos publicados pelo mundo. Com temas diversos, você também encontrará vídeos de aulas para ficar mais antenado.  

Instructables — Esse possui inúmeros esquemas de "passo a passo", de pulseiras a torres de LED. O Instructables mostra que, provavelmente, somos muito mais capazes do que imaginamos.  

Quora – O Quora permite que você faça perguntas para especialistas em todos os temas que imaginar, desde engenheiros do Google até professores pré-escolares. Basta fazer sua pergunta para ser respondido por um expert no tema abordado.  

Megacurioso – Um site brasileiro que reúne notícias e listas divertidas para que o leitor fique atualizado. 

Me Salva – Trata-se de um serviço de educação com vídeos curtos e diretos sobre temas diversos. 

Apostilando – Esse site reuniu incontáveis apostilas escolares e técnicas a fim de auxiliar na aquisição do conhecimento.  

Khan Academy em português – Tal é conhecido nos Estados Unidos por dar aulas de reforço, especialmente de matemática, física e química. E, agora, o site conta com versão em português.

 
 
 
 
Fonte: Jéssica Lima

Compartilhe:
Facebook Tweet