Influenza A (H1N1)

29 de junho de 2009
por Ronaldo Limoeiro -

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2009

25/06/2009 - INFLUENZA A (H1N1)

Gripe suína: secretário de Saúde diz que não há motivos para pânico e condena a suspensão das aulas em escolas

Rio de Janeiro – o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, diz que não há motivos para preocupação além do normal. Em entrevista ao "RJTV", ele afirmou que a mortalidade da gripe suína é igual ou menor do que a de uma gripe comum que "não há por que ter pânico". Contudo, afirma que o número de casos vai aumentar.

O secretário municipal de Saúde condena a suspensão das aulas nas escolas onde há casos de gripe suína e recomenda:

- Se há um caso confirmado, quem teve contato com aquela criança deve se manter em quarentena domiciliar. Mas não há nenhuma necessidade de fechar as portas e interromper as atividades.

Dohmann explica ainda que os sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum. O que é determinante é saber se a pessoa esteve em contato com alguém com gripe suína - e esse contato deve ser menor do que dois metros de distância: quanto mais íntimo o contato, maior a chance de contaminação - ou se chegou de um país com número de casos importantes da doença.

- Quem não teve contato com ninguém com gripe suína ou não chegou do exterior certamente só tem gripe comum. Nós estamos agora no inverno. O número de casos de gripe aumentará. O fundamental é estabelecer um link entre os sintomas e a possibilidade de ter tido contato com o vírus da gripe suína.

28/06/2009 - 14h36 - INFLUENZA A (H1N1)

Mesmo com gripe suína, prefeito diz que escolas municipais do Rio manterão aulas

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), afirmou neste domingo que a rede municipal de ensino carioca continuará funcionando normalmente apesar do aumento de casos de influenza A-H1N1, a gripe suína, na cidade. Segundo ele, até o momento, não há informações sanitárias que justifiquem a suspensão de aulas nas escolas.

TIRE SUAS DÚVIDAS

QUAIS OS SINTOMAS?

Febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse, e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas. Podem ocorrer náusea, vômito e diarréia. Se tiver os sintomas, procure um médico.

TEM CURA?

Sim. Tem tratamento

QUAL O TRATAMENTO?

Com antivirais, que devem ser tomados só mediante recomendação médica.

COMO ME PREVENIR?

Lavar as mãos.

Evitar locais com aglomerações.

Evitar contato com pessoas que tenham chegado de países onde a gripe esteja em processo de disseminação.

USAR MÁSCARA RESOLVE?

A proteção contra o vírus é limitada. A máscara cirúrgica comum perde validade após duas horas

E QUEM CHEGOU DE VIAGEM?

Quem foi a países com casos registrados nos últimos dez dias e teve sintomas pode procurar um médico e fazer exame para identificar se está com a doença: Quem não teve os sintomas deve observar se há alguma manifestação por dez dias.

OUAL O PERÍODO DE INCUBACÃO?

Em média: de 24 horas a três dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

A DOENCA É GRAVE?

Os cientistas ainda estão acompanhando a evolução dos casos, mas, até agora, a maioria das ocorrências registradas é sem gravidade.

HÁ RISCO DE VIAJAR A PAÍSES ATINGIDOS?

Sim. Os médicos recomendam adiar a viagem se for possível. Se não, lavar sempre as mãos e evitar aglomerações.

HÁ VACINA?

Não. Está em desenvolvimento.

HÁ MOTIVOS PARA ESTAR MENOS PREOCUPADO COM A GRIPE SUÍNA AGORA DO OUE ANTES?

Sim. Nos últimos dias, análises sugeriram que ela não é tão virulenta quanto se suspeitava.

QUAL O GRAU DE MORBIDADE DO VÍRUS?
Não se sabe. Sabe-se que o vírus tem características que possibilitam prever que ele não terá uma severidade tão grande quanto o da gripe aviária.

No caso de comprovação da gripe Influenza A (H1N1) por exames laboratoriais e diagnóstico médico é dever do cidadão notificar, imediatamente, aos Órgãos de Saúde. A notificação pode ser feita pelo endereço:

Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:

Organização Mundial da Saúde (em inglês)

Mais informações 0800.611.997