Ministério da Saúde confirma que Rio passa por um surto de rubéola

Ministério da Saúde confirma que Rio passa por um surto de rubéola

26 de outubro de 2006
por João Marques -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


O número de casos de rubéola no Rio deu um salto nos últimos 20 dias. Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde, foram 270 notificações da doença entre os dias 5 e 24 deste mês - uma média de 14 casos ao dia, índice dez vezes maior que o do período de julho a 5 de outubro, que teve 120 casos. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde confirma que os estados do Rio e Minas Gerais já sofrem um surto da doença.

Desde julho, a capital fluminense teve 390 casos notificados, desses, 61 foram confirmados, 96 descartados e os 233 restantes estão em análise. Até a segunda quinzena de setembro, o Ministério da Saúde havia registrado 379 casos no Estado do Rio, dos quais 46 foram confirmados, 218 descartados e 115 aguardam resultados laboratoriais. Os municípios mais atingidos foram Rio, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Mesquita, além de Nova Friburgo e Petrópolis, na Região Serrana. Os homens de 20 a 34 anos têm sido as principais vítimas da doença.

Vacina gratuita

A Secretaria de saúde do município do Rio recomenda a quem não foi imunizado na última campanha, em 2001, tomar a vacina gratuitamente nos postos de saúde. A tríplice viral, que protege também contra sarampo e caxumba, está disponível em todas as unidades de saúde para homens e mulheres de até 49 anos. Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde de Niterói também está em estado de alerta.
Fonte: O Globo Online, Aline Coelho - Extra

Compartilhe:
Facebook Tweet