Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O mês é celebrado anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Desde 2010, o INCA -Instituto Nacional do Câncer- é o responsável por promover a discussão sobre o assunto.
Fatores e prevenção
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados à doença, mas a principal forma de prevenção consiste em manter hábitos saudáveis, além, é claro, de realizar consultas e exames com regularidade.
O INCA indica alguns fatores que aumentam a probabilidade do desenvolvimento da doença, no quadro abaixo:
Fatores ambientais | Fatores hormonais | Fatores genéticos |
Obesidade ou sobrepeso, principalmente após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo de bebida alcoólica; Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
|
Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos; Não ter tido filhos; Primeira gravidez após os 30 anos; Não ter amamentado; Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. |
História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;
|
Entretanto, alerta que a presença de um ou mais fatores não significa que a mulher terá necessariamente a doença. Mas que deve, obrigatoriamente, fazer a prevenção e o acompanhamento.
O Instituto disponibiliza uma cartilha em PDF com mais informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer.
Para o download, acesse: Câncer de Mama, é preciso falar disso.