Pisa 2015

4 de novembro de 2016
por Amanda Cordeiro Ribeiro -

O último resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2015, promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados ao cotidiano.

O Brasil ficou quase na última posição, ocupando o 38° lugar em um total de 44 países pesquisados.

O Pisa é desenhado a partir de um modelo dinâmico de aprendizagem, no qual novos conhecimentos e habilidades devem ser continuamente adquiridos para uma adaptação bem-sucedida em um mundo em constante transformação.

O Pisa procura ir além do conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras, na solução de problemas do dia a dia.

Outro índice alarmante no que diz respeito à Matemática foi a queda da média nacional na disciplina do Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM. A diferença entre as médias de 2015 (475) e 2011 (521) chega a 46 pontos.

Medo da Matemática

O mau resultado pode estar relacionado, de maneira geral, aos fatores relacionados abaixo:

·  A ansiedade matemática adquirida culturalmente na vida escolar;

·  A falta de atenção ou o pouco hábito de leitura que dificulta a compreensão do texto para a resolução do problema;

·  A dificuldade em criar conexões entre os conceitos matemáticos e o mundo real;

·  E, a inaptidão para a análise, o raciocínio e a reflexão.

Entretanto, o ensino da Matemática e suas problemáticas não envolvem somente as questões acimas. A fórmula é complexa e desfragmentada.

Outras questões

A disciplina na realidade é cumulativa, ou seja, ela depende dos conteúdos das séries anteriores para o entendimento da série atual.

E este déficit acaba tendo sequelas graves por toda vida acadêmica dos alunos, afetando inclusive, a escolha da área profissional ou, resultando nos altos índices de desistência e abandono dos cursos das faculdades de Exatas que segundo o Censo 2015 do Ensino Superior realizado pelo Ministério da Educação, é de 17% no primeiro ano da graduação.

Outras questões

A formação de base

A quebra dos paradigmas que envolvem a Matemática deve ser privilegiada no currículo acadêmico. Isso significa desmistificar e estimular o envolvimento com disciplinas científicas e tecnológicas.

Teste no link abaixo seu raciocínio lógico:

Desafios da Matemática

Resultado da equação

O conhecimento matemático não pode se restringir em códigos e regras que sozinhos se fragmentam. Por isso, promover interações com o aprendizado é fundamental para sedimentar o conhecimento que se tornará significativo nos eventos da vida.

A partir da próxima semana, de 7 a 11 de novembro, publicaremos dicas diárias de como os responsáveis podem ajudar seus filhos a estudar Matemática em nossa Fanpage: www.facebook/colegiorecanto.com