Russos encontram esqueleto de mamute

Russos encontram esqueleto de mamute

26 de maio de 2006
por João Marques -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Pescadores da Sibéria descobriram o esqueleto completo de um mamute, uma descoberta descrita como bastante rara por especialistas russos.

É raro encontrar esqueletos de mamutes em tão boas condiçõesOs restos apareceram quando as águas de uma enchente baixaram, na região de Krasnoyarsk, na Rússia.

A espinha dorsal do mamute, os dentes, o crânio, os dentes e as presas sobreviveram intactos. O animal parece ter morrido aos 50 anos de idade.

Os mamutes viveram na África, Europa, Ásia e América do Norte entre 1,6 milhões de anos e 10 mil anos atrás, durante o período Pleistocênico.

Alexander Kerzhayev, o vice-diretor do museu na pequena cidade de Novoselovo, afirma que esta é a descoberta mais significativa da qual ele tem lembrança.

"Isso acontece muito raramente", disse ele à BBC. "Estou nesta região há 14 anos e esta é a primeira vez. Os ossos, normalmente estão espalhados por uma área ampla".

Mas apesar da importância da descoberta, há alguns problemas.

Kerzhayev afirma que seu museu não tem nem o equipamento nem o dinheiro para escavar o mamute. No momento, sua melhor opção pode ser remover apenas partes do esqueleto.

Kerzhayev admite que seria uma pena simplesmente deixar o mamute onde está, à beira do reservatório, mas ele disse que "ninguém parece se importar".

Historicamente, a Sibéria tem sido uma rica fonte de fósseis pré-históricos.

Alguns especialistas agora sugerem que as mudanças climáticas estão levando a descobertas que poderiam ter ficado escondidas no subsolo congelado.

Fonte: BBC Brasil.com, James Rodgers

Compartilhe:
Facebook Tweet