Ideias para passar o tempo de qualidade com seus filhos

Ideias para passar o tempo de qualidade com seus filhos

11 de dezembro de 2015
por Amanda Cordeiro Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Por vezes, as nossas vidas estão tão preenchidas pelo emprego, objetivos pessoais, rotinas diárias e com o fato de querermos mudar o mundo, que passamos pouquíssimo tempo com os nossos filhos. E embora isso possa parecer clichê, a verdade é que o nosso tempo com eles é tão limitado e passa tão depressa que podemos perder grande parte da infância de nossos filhos.

Por isso mesmo, juntamos ideias simples para passar tempo de qualidade com os seus filhos – seja um ou cinco! Este é um investimento que vale a pena… 

1.   Marque um encontro. Marque um encontro semanal com cada filho, para assegurar que tenham algum tempo de qualidade com cada um. O ideal é escolherem juntos as atividades.

2.   Hora de leitura. Esta é uma excelente atividade e uma ótima maneira de estimular hábitos de leitura.

3.   Fale com eles depois do trabalho. Quando chegar a casa, em vez de se sentar no sofá e ver televisão, ou então, ir logo para o computador, se esforce um pouco, sente-se e converse sobre o dia com seu filho.

4.   Joguem aos “altos e baixos”. Durante a hora do jantar, cada pessoa fala do ponto alto e do ponto baixo dos seus respectivos dias. É uma excelente maneira de envolver toda a família na conversa e de saber o que se passa na vida de cada um.

5.   Trabalhem em um projeto em comum. Em conjunto com o seu filho escolha um projeto no qual os dois vão participar: pode ser montar um avião modelo, ensiná-lo a jogar xadrez ou basquetebol, ou ainda lerem a coleção inteira dos livros do Harry Potter em voz alta um ao outro. Pois, além de ser uma valiosa lição aprendendo a começar e terminar um projeto, podem fazer coisas muito divertidas.

6.   Brincadeiras divertidas. Não tenha receio nem vergonha de brincar com os seus filhos – vejam cartoons, divirtam-se com jogos de mesa ou videogames, construam um forte, façam uma peça de teatro, tenham uma batalha de almofadas, brinquem de super-heróis.

7.   Fale com as crianças no carro. Quando o tempo é pouco, aproveite as viagens para a escola ou para as aulas de Inglês para colocar a conversa em dia.

8.   Abraço forte. Seja carinhoso e estimule a afetividade. Este tipo de intimidade é muito importante e deve ser aproveitada enquanto as crianças são pequenas, porque há de se chegar o dia em que já não vão querer dar abraços aos pais… ou pelo menos tantos.

 

 


Compartilhe:
Facebook Tweet