Museus

7 de maio de 2020

Centro de Memória da Medicina

Na exposição digital Pandemias: crendices, ciência e sociedade as semelhanças entre a gripe espanhola, que varreu o mundo na segunda década do século passado, e a atual pandemia causada pelo novo coronavírus são abordadas. Disponível para visitas on-line, a produção é resultado de trabalho de colaboração entre o setor e alunos voluntários de Museologia, Medicina, Biblioteconomia, Química, História e Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Google Art & Culture

Google Arts & Culture é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo.

O acervo do mais antigo museu de história natural do Brasil, o Museu Nacional, pode ser revisado pelo Google Art & Culture. O Museu, com duzentos anos de história, compõe a história da infância de muitos responsáveis e avós. É possível compartilhar a memória científica do país e a memória afetiva das famílias por meio da visitação.

Era Virtual

É um site destinado a divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro. Por meio das visitas virtuais, o site contempla exposições de diversos museus do território nacional que buscam retratar a pluralidade da identidade brasileira e, também, abrangem os parques nacionais e as cidades com sítios considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

CCBB em casa

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília está oferecendo uma série de conteúdos exclusivos da sua programação ao público, tudo online. O #CCBBemCasa contempla áreas como cinema, artes cênicas, música e artes plásticas, fornecendo também ideias para inspirar.

É possível fazer uma visita virtual ao prédio do CCBB Brasília e contemplar ainda, mostras contemporâneas já realizadas nos seus espaços no Google Arts & Culture como, por exemplo, Chiharu Shiota – Linhas da Vida - revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais.

Cidade das Artes

A Cidade das Artes também está promovendo uma programação on-line para entreter, informar e espalhar arte e conhecimento.⁣
A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais, nos perfis abaixo:

O Itaú Cultural disponibiliza, até 26 de maio, dez curtas-metragens brasileiros de animação produzidos na última década e em diferentes estados do país.
A proposta é aproximar tanto as crianças quanto os pais do universo cinematográfico a partir de uma seleção de obras lúdicas, que exploram a fértil imaginação infantil, como, por exemplo, o curta Lipe, Vovô e o Monstro que conta a história de Lipe, um menino que, ao passar o fim de semana no sítio dos avós, descobre um segredo de seu avô e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

O AquaRio também disponibilizou a modalidade de visitação virtual.

O site permite acompanhar em tempo real a vida marinha do aquário. As câmeras ficam 24 horas ligadas.

O Museu da Light, que completou 26 anos neste mês de abril, tem propostas on-line que inclui jogos on-line e webséries sobre eletricidade, propostas de atividades manuais e expriências e a peça de teatro “Cinco Semanas em um Balão”.

O Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo, inaugurado em 2009 com o propósito de se dedicar às ciências e sua divulgação e localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo.

O Museu promoverá, em suas redes sociais, uma programação on-line. Confira:

Museu de Astronomia

O Museu de Astronomia disponibilizou as opções abaixo:

•   Jogo on-line “O que é Voar?”.

Este jogo apresenta animações de curta duração e duas perguntas que instigam a curiosidade de quem está na brincadeira. A graça está em descobrir se avião, foguete, abelha, satélite ou bolha de sabão, por exemplo, voam ou não voam.

O aplicativo pode ser acessado por meio do site oficial do Museu. Basta clicar no menu Apps Digitais e baixar o arquivo executável do jogo.

• Realidade Virtual sobre o Homem na Lua

É possível vivenciar esta experiência, que utiliza a plataforma SuperViz, na qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos.

O passeio virtual pelo Campus do MAST e Observatório Nacional oferece um tour 360°. Com navegação simples, o WebApp MAST exibe o menu na tela inicial com opções em português e em inglês e sete categorias de informação.

O Museu do Computador é uma associação cultural idealizada e formada pelo trabalho de profissionais das mais variadas áreas da informática. O objetivo é recuperar, conservar e expor computadores e artefatos que contam a história e a evolução da informática e da tecnologia digital no Brasil e o mundo.

Histórias de vida são fontes de informação que podem se converter em poderosas ferramentas educacionais. Para que isso ocorra, basta que sua apuração e disseminação sejam orientados por um propósito e por uma metodologia.

Se cada pessoa compreender que todo ser humano importa e que a história de vida de cada um é tão relevante a ponto de ser patrimônio de um museu, teremos uma sociedade conectada por experiências de vida, sentimentos e emoções em contraposição às diversas formas de intolerância.