A falta de confiabilidade da Wikipedia

22 de outubro de 2008
por Ricardo Abrate Luigi Junior -

Para todos aqueles que usam computadores com regularidade, tornou-se comum o ato de, em caso de dúvida ou necessidade de se fazer uma pesquisa, consultar a Wikipedia. Entretanto, o site pode fornecer dados errados, comprometendo a qualidade da pesquisa que se faz.

Tenho constantemente dito aos alunos para que tomem cuidado com as informações coletadas nesse site. Entretanto, os trabalhos propostos geralmente têm esse site como fonte, o que causa preocupações.

A Wikipedia existe desde 2001, e é o quinto site mais visitado da internet. Pesquisas indicam que 25% dos internautas de todo o mundo acessam essa enciclopédia, sendo que, na América Latina, a audiência chega a mais de 40%.

Embora muito acessada, a Wikipedia está longe de ser uma unanimidade. Os críticos questionam é a confiabilidade das informações ali disponíveis - e são mais de 10 milhões de artigos em cerca de 250 línguas. Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

O próprio fundador do site, em 16/06/2006, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, disse que os alunos usam informações do site - muitas vezes erradas - para fazer seus trabalhos.

"Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia", afirmou Wales, segundo o site "The Register". A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.

JORNAIS ALEMÃES CONTRA A WIKIPEDIA:

A imprensa alemã lançou uma ofensiva contra a enciclopédia:

- O Süddeutsche Zeitung inseriu propositalmente erros em diversos verbetes, a fim de controlar quanto tempo eles permaneceriam on-line, chegando à conclusão de que parte deles não foi corrigida até hoje.

- O Bild resolveu convocar seus leitores a ajudarem a redação, ao denunciarem os erros da Wikipedia.

ESCÂNDALOS AFETAM AINDA MAIS A CREDIBILIDADE DO SITE:

Fora o caso de um empreendimento desse porte já ser suscetível a erros, diversos escândalos vêm manchando a fama da enciclopédia:

- Jeff Merkey, um ex-cientista da Novell, conta que Wales lhe propôs doar dinheiro à Wikipedia e, em retorno, a entrada sobre Merkey na Wiki seria alterada para uma mais favorável.

- Após romper com sua namorada, Rachel Mardsen, Jimmy Walles alterou o perfil dela.

- Há suspeitas de alterações de verbetes partindo das mais diversas instituições ou organizações, como a Pepsi, a CIA, o Vaticano e a Ford.

SAIBA MAIS:

http://busca.folha.uol.com.br/search?site=online&q=Wikipedia+&src=redacao (conjunto de matérias da Folha de São Paulo sobre a enciclopédia digital).

http://terra.com.br/istoe/edicoes/1974/artigo59658-1.htm (artigo da Revista Isto É sobre escândalos na Wikipedia).

Fonte: Adaptado da Folha de São Paulo.