Como o magnetismo da Terra nos afeta

Como o magnetismo da Terra nos afeta

6 de outubro de 2008
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Por José Antonio Pietro

     Cientistas russos do Centro de Pesquisas do Espaço (IKI) e do Instituto da Ionosfera e Magnetismo Terrestre da Rússia (Izmiran), afirmaram no ano passado que as tempestades magnéticas poderiam afetar diretamente nossa saúde cardiovascular e aumentar o número de infartos.

 

     Segundo esses pesquisadores, as explosões que acontecem no Sol fazem com que as tempestades magnéticas se manifestem como grandes e contínuos fluxos de partículas ionizadas que chegam ao planeta Terra.

 

     "O principal alvo das tempestades magnéticas é o coração e o sistema cardiovascular, mas o efeito desse fenômeno natural no organismo humano é muito amplo e nem sempre negativo", disse Yuri Zaitsev, especialista do IKI, à agência oficial russa "Interfax".

 

     De acordo com esse cientista, além dos possíveis efeitos que teriam em humanos, como alterações no ritmo cardíaco e no nível de adrenalina, mudanças na circulação sangüínea, entre outros, as tempestades magnéticas também provocam auroras boreais e austrais, que dificultam o correto funcionamento das redes de telecomunicações.

 CURIOSIDADES:

- Um dos desafios da ciência no futuro é chegar a entender profundamente o funcionamento do campo magnético da Terra, gerado pelo ferro fundido em seu núcleo.

 - Muitos animais, entre eles as vacas, parecem ter um "sexto sentido" magnético.

 - Embora pareça ficção científica, o campo magnético também pode influenciar o dia-a-dia dos seres humanos, segundo especialistas.

 - O planeta Terra é um gigantesco ímã onde, como em todos os ímãs, o grau máximo de atração magnética se encontra nos extremos. Ali estão os pólos, termo que soa familiar, porque a escola ensina que "pólos opostos se atraem, pólos iguais se repelem".

 - Como os ímãs que temos em casa, a Terra também tem um pólo norte e um pólo sul. Mas não devemos confundir os pólos magnéticos de nosso planeta com os pólos geográficos, já que os primeiros ficam a mais de 1.500 quilômetros do que nós chamamos de Pólo Norte e Pólo Sul pela posição no mapa. Além disso, no caso dos pólos magnéticos, a posição não é imutável, e podem inclusive trocar de posição um com o outro.

 - Um dos desafios da ciência no futuro é chegar a entender profundamente o funcionamento do campo magnético da Terra, gerado pelo ferro fundido em seu núcleo.

- Da mesma forma que as agulhas imantadas das bússolas, que sempre apontam para o norte devido à atração magnética, os animais parecem também ter uma espécie de radar magnético. A partir de imagens de rebanhos encontradas no Google Earth, os cientistas descobriram que todos os animais olhavam sempre para uma mesma direção, fosse norte ou sul.

SAIBA MAIS:

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1157

(matéria muito elucidativa da Revista Ciência Hoje para Crianças explicando o que é o campo magnético e como foi descoberto).

Fonte: Adaptado de Agência EFE.

Compartilhe:
Facebook Tweet