A FIFA tem mais países associados que a ONU

A FIFA tem mais países associados que a ONU

22 de abril de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Quantos países existem no  mundo? Essa é uma pergunta que pessoas de todas as idades, por curiosidade, vez por outra fazem. Aí esbarramos em outra questão: onde consultar essa informação?

A primeira coisa que nos vêm à mente, em se tratando de países, é a ONU (Organização das Nações Unidas). Para a instituição fundada por 51 países em 1945, pouco após o fim da II Guerra Mundial, nos EUA, existem atualmente 192 países no mundo. Entretanto, como explicar que a FIFA (do francês: Fédération Internationale de Football Association) possua mais países em seu quadro?

 A FIFA possui 208 países filiados, 16 a mais que a ONU. Isso acontece porque, desde 1974, quando o presidente João Havelange tomou posse na instituição, a FIFA tem realizado uma estratégia agressiva para conquistar novos afiliados e popularizar ainda mais o futebol no mundo. A Suíça, por exemplo, por conta de sua conhecida neutralidade, até 2002 não era filiada à ONU, mas já era filiada à FIFA.  Entre os países filiados à FIFA que não fazem parte da lista reconhecida pela ONU encontram-se ainda a Palestina, as Ilhas Faroe (possessão dinamarquesa), a Guiana Francesa (departamento ultramarino francês), entre outros.
Mais impressionante que o número de países filiados à FIFA, apenas o número de países reconhecidos pelas principais operadoras de cartão de crédito. Segundo dados da operadora MASTERCARD, existem 210. Para a VISA, o número de estados é ainda maior: 249.

 Ricardo Luigi

Compartilhe:
Facebook Tweet