Aplicativos de iPhone vão à guerra

Aplicativos de iPhone vão à guerra

28 de julho de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Texto: Inara Chayamiti
Ilustração: Sam Hart

O motor do Fusca, a internet e o GPS são exemplos de coisas criadas pelos militarese que, adaptadas, caem nas graças do consumidor civil. Essa espécie de caminho natural das coisas está se invertendo graças aos usos que os homens fardados estão descobrindo para objetos comuns nas mãos de (alguns) cidadãos. O governo americano e empresas de tecnologia estão cada vez mais desenvolvendo aplicativos de uso militar para iPhones e iPods. Além disso, o controle sem fio do Nintendo Wii vem sendo testado em robôs de guerra. Veja como gadgets aparentemente singelos estão se transformando em máquinas mortíferas.


PARA APLICAR NO CAMPO DE BATALHA
Programas deixam os tiros mais certeiros, tiram bombas do caminho e até dão a ficha de possíveis inimigos
1>>>QUEM NÃO SE COMUNICA...
O Vcommunicator é um programa de tradução com áudio e imagens. Também auxilia em treinamentos e missões militares, disponibilizando instruções por meio de gráficos animados, mapas e vídeos. Mais de 700 iPods com o aplicativo, desenvolvido pela empresa Vcom3D, já foram entregues a soldados americanos no Iraque, Afeganistão e Sudão.

2>>>CLUBE DA ESQUINA
O soldado tira uma foto com o iPhone de uma placa de rua e, em seguida, recebe informações anotadas por outros militares que passaram pela mesma região anteriormente. O aplicativo colaborativo, que está sendo desenvolvido pela New Wave Systems, armazena desde dados relativos à qualidade da água até a nomes de suspeitos identificados por ali.

3>>>PONTO DE BALA
Atiradores americanos no Iraque e Afeganistão já usam o aplicativo BulletFlight para iPod Touch e iPhone. Com informações coletadas por GPS, ele considera fatores como distância, munição, temperatura, pressão, umidade, velocidade e vento. O software, criado pela Knight's Armament, fornece informações detalhadas com alcance de até 3.000 metros.

4>>>ROBÔ-BOMBA
O PackBot é um robô que fareja explosivos, encontra minas e desativa bombas. Enfrenta qualquer terreno e alcança a velocidade de 9,3 km/h. O problema do aparelho é seu controle, nada intuitivo. A ideia é que ele seja substituído pelo Wiimote, da Nintendo, que tem uma vantagem adicional: quando o robô encontra algo suspeito, o controle vibra.

5>>>OS USUAIS SUSPEITOS
A Marinha dos EUA está desenvolvendo um programa que permite fotografar e armazenar fotos de suspeitos no iPhone. As imagens são arquivadas em uma base de dados biométrica - que considera características físicas. Assim, quando uma nova fotografia chega ao sistema, passa pelo reconhecimento de um software que compara e indexa a imagem com outras salvas.

6>>>VISTO DE CIMA
Apesar das facilidades fornecidas por sites como o Google Earth, o Departamento de Defesa dos EUA quer imagens mais detalhadas do campo de batalha. Para tanto, criou um aplicativo que leva para a tela do iPhone vídeos aéreos feitos por robôs voadores. Além disso, o aplicativo possibilita teleconferências com agentes em qualquer lugar do mundo.

Fonte: Revista Galileu

Compartilhe:
Facebook Tweet