Apple possibilita uso do Windows em Mac

Apple possibilita uso do Windows em Mac

7 de abril de 2006
por Ronaldo Limoeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


TECNOLOGIA

Programa lançado pela empresa deve atrair mais usuários para computadores Mac; Bolsas sobem nos EUA


Apple possibilita uso do Windows em Mac


DA FOLHA ONLINE

A Apple anunciou ontem o lançamento de um software que permite aos usuários de computadores Mac equipados com processadores Intel instalarem o sistema operacional Windows XP, da concorrente Microsoft.
A Apple disponibilizou o novo software, o "Boot Camp", em uma versão beta (de testes) em seu site. O programa permite aos usuários que tenham o disco de instalação do Windows XP instalar o sistema em computadores Mac, desde que tenham processador Intel. Depois de reiniciarem o computador, os usuários poderão escolher qual sistema usar.
O anúncio da Apple fez subirem as ações da empresa e de outras companhias de tecnologia na Bolsa eletrônica Nasdaq, que atingiu novamente seu maior valor em cinco anos. Os papéis da Apple chegaram a subir 10% ontem.
A Nasdaq subiu 0,61%, para 2.359,75 pontos ontem. Já o Dow Jones, principal índice da Bolsa de Nova York, fechou em alta de 0,32%, a 11.239,55 pontos.
O vice-presidente global de marketing da empresa, Philip Schiller, disse que a Apple desenvolveu o "Boot Camp" a pedido de usuários de Mac. A possibilidade de utilizar o Windows nos computadores da Apple deve atrair novos consumidores, que compravam computadores de outras marcas porque precisavam de softwares profissionais compatíveis com o Windows, disse ele.
A Apple avisou, no entanto, que o Mac com Windows fica sujeito ao mesmo risco de receber vírus que outros computadores.
Outro ponto fraco é que os usuários do Mac, ao utilizarem programas próprios da Apple, poderão ler e até modificar arquivos criados com o Windows, mas o inverso não é possível.
A Apple apresentou seu primeiro computador equipado com chip Intel em janeiro. À época, a empresa disse que não tinha intenção de vender o sistema Windows ou estimular seu uso, mas que não impediria que os usuários o fizessem por conta própria.
"A Apple não tem intenção ou plano de vender ou dar suporte ao Windows, mas muitos clientes manifestaram interesse em utilizar o sistema em computadores Apple, agora que usamos processadores Intel", disse Schiller.
A Apple passou a usar chips da Intel depois de anunciar que a Freescale Semiconductor, que fornecia seus processadores, não tinha como atender a demanda por chips mais rápidos.

Fonte: Folha de São Paulo, Folha Dinheiro, quinta-feira, 06 de abril de 2006

Compartilhe:
Facebook Tweet