Caderno Atualidades – Vol. 4

12 de setembro de 2014
por Armando Ricardo Nogueira -

Apresentamos o quarto volume do Caderno Atualidades e para baixá-lo, clique aqui.

A democracia é o fio condutor dos diferentes artigos que compõe esse quarto número de nosso Caderno Atualidades. Democracia em um sentindo amplo, de busca de igualdade, da utopia inalcançada do governo para o povo, para todos.

O primeiro texto tem o título de Garantia da democracia, escrito pelo advogado Marcos Espínola e publicado no Jornal do Brasil. Nesse artigo discute-se o direito à cidadania, e como podemos fazer para garantir a condenação justa de infratores, sem violações de direitos individuais que possam nos remeter a tiranias.

As tiranias voltam a aparecer no segundo texto, Guia para entender o conflito Israel-Hamas sem precisar ler extremistas, de Guga Chacra, publicado em seu blog vinculado ao jornal O Estado de São Paulo. Em uma visão lúcida das tensões no Oriente Médio, o jornalista, que foi correspondente na região, conclama que busquemos uma solução comum para os problemas, que superem os extremismos antissemitas, islamofóbicos, anticristãos ou antiárabes.

O comportamento nocivo do homem contra o próprio homem também se reproduz contra as outras espécies animais. Em Na iminência de uma nova extinção?, Henrique Kugler analisa os dados que demonstram que a sexta extinção em massa de espécies que habitam a Terra já está acontecendo, e tem como principal responsável o ser humano. A matéria publicada na Revista Ciência Hoje traz o depoimento de biólogos de universidades brasileiras e do exterior para comentar o assunto.

O principal espaço de ação democrática é a cidade. Comprova essa ideia Tóquio e a forma de adensar a cidade, da urbanista Raquel Rolnik, relatora especial da ONU sobre o direito à moradia adequada. Em sua coluna da Folha de São Paulo Rolnik demonstra como o Japão consegue organizar o espaço público, garantindo que boa parte dos lucros imobiliários sejam retornados à população, tentando evitar os males da especulação.

Mas, infelizmente, nem sempre as cidades são receptivas a todas as pessoas. Arquitetura hostil: as cidades contra seres humanos é a tradução de um artigo do jornal inglês The Guardian, de Bem Quinn, publicado no site Outras Palavras. Atesta-se que os espaços abertos estão cada vez mais refratários, principalmente para as pessoas mais pobres, fenômeno que vem sendo conhecido como a "shoppinização do espaço público".

Por fim, Mateus Campos nos diz muito sobre o aprimoramento da democracia no texto Estudioso reconstrói Capitanias Hereditárias e afirma que livros escolares estão errados, do jornal O Globo.

Faz parte da evolução democrática reavaliarmos nosso passado para construirmos uma sociedade mais justa para todos.

Lembrando das palavras do antigo primeiro-ministro inglês Winston Churchill, "a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".

Grande abraço! Boa leitura!! Excelentes provas!!!

inalcançada do governo para o povo, para todos.
remeter a tiranias.
extremismos antissemitas, islamofóbicos, anticristãos ou antiárabes.
tentando evitar os males da especulação.
as cidades contra seres humanos é a tradução de um artigo do jornal inglês The Guardian, de Ben
"shoppinização do espaço público".
justa para todos.
tempos".