H1N1

H1N1

28 de abril de 2016
por Amanda Cordeiro Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


H1N1, comumente chamada de gripe suína, é provocada pelo vírus H1N1. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

Em 2009, o vírus causou uma pandemia levando a Organização Mundial da Saúde a criar o Gabinete Permanente de Emergência de Saúde Pública (GPESP), a fim de monitorar o vírus, viabilizar a vacina e reduzir a incidência dos casos. 

A contaminação se dá pelo contato com saliva contendo partículas virais, eliminadas principalmente ao espirrar ou tossir; ou secreções de pessoas infectadas.

Apesar da grande transmissibilidade, algumas medidas relativamente simples podem evitar, de forma significativa, a contaminação. 

Como o período de maior propagação da doença ocorre no outono, o Colégio está cumprindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e reforçando as medidas com ações educativas, conforme abaixo:

• Ampla propagação das medidas preventivas;

Devido às peculiaridades da Educação Infantil, as medidas preventivas serão reforçadas através de aula em Laboratório e vídeos.

• Oferta de dispensadores de álcool gel em lugares estratégicos;

• Higienização dos espaços, com atenção especial para bebedouros, maçanetas, corrimãos e brinquedos, com bactericidas e álcool;

• Caso o aluno apresente os sintomas da gripe no Colégio, será solicitado que a família venha buscar o estudante.O Colégio não pode ministrar nenhum medicamento neste período. 

Dentre todas as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde, destaca-se o não envio do aluno com sintomas de gripe  ao Colégio. Alunos com tosse, febre, dores musculares, cansaço, náusea, vômitos e diarreia, vias respiratórias congestionadas e irritação nos olhos devem ser encaminhados ao médico e a família deve respeitar o prazo de afastamento previsto nas normas vigentes.

• A família deverá informar imediatamente ao Colégio em caso de suspeita ou confirmação da Gripe H1N1.

Para o sucesso destas ações, é necessário a conscientização de toda comunidade escolar e sobretudo, a parceria família-escola, para que a prevenção se torne hábito e para que todos estejamos seguros.

Verifique no link abaixo as medidas de prevenção contra o vírus:

Medidas de prevenção H1N1


Compartilhe:
Facebook Tweet