Inseto "menos esperto" vive mais, mostra pesquisa

Colégio Recanto.

Preparamos nossos alunos para a vida.

O Recanto é uma instituição sem vinculação de ordem política ou religiosa e tem como finalidade primordial a preparação de seu aluno para a vida.

Inseto "menos esperto" vive mais, mostra pesquisa

Biologia

fly_bug_300Quanto mais inteligente é um inseto voador, mais curta é sua vida, concluiu um estudo realizado pelos cientistas Tadeusz Kawecki e Joep Burger, da Universidade de Lausanne, na Suíça. Os pesquisadores disseram nesta quarta-feira terem descoberto uma correlação negativa entre a longevidade de animais como moscas e pernilongos e o aperfeiçoamento de sua capacidade mental.

O projeto acompanhou dois grupos de insetos. O primeiro deles seguiu seu curso evolutivo natural enquanto o segundo foi submetido a um processo de aprimoramento da inteligência. O resultado obtido apontou que os insetos normais viveram cerca de 80 dias, enquanto seus semelhantes mais "espertos" vivem apenas 50. Os cientistas suspeitam que o aumento da atividade neurológica enfraqueça o sistema de duração da vida desses animais. As conclusões da pesquisa foram publicadas na revista científica Evolution.

Nosso site armazena cookies em seu dispositivo. Eles são utilizados para uma melhor navegação e oferecimento de serviços personalizados, seja no site, ou em outras mídias. Para saber mais sobre estes cookies que utilizamos, acesse nossa política de privacidade .