Mais do que saúde, humanidade.

Mais do que saúde, humanidade.

21 de agosto de 2015
por Amanda Cordeiro Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. A proposta surgiu devido à necessidade de se fortalecer frente às limitações políticas e burocráticas que dificultavam a assistência às vítimas da guerra. Perceberam então, a necessidade de uma organização que não só fornecesse ajuda médica, mas também promovesse a sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas.

Para que pudessem atuar em auxílio de quem precisa, a MSF se organizou de forma independente, promovendo cuidados sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas.

A organização não atua somente prestando assistência e cuidados médicos, atua também, fornecendo água, alimentos, saneamento e abrigo, nos casos de extrema urgência. Ela age em momentos cuja a necessidade de respostas rápidas é necessária e quando a estrutura de saúde local, não tem condições de atender às pessoas.

Logística para salvar vidas

A MSF é capaz de disponibilizar assistência em até 48h. Isso se deve há um eficiente processo de logística, aprimorado em 1980, em que a organização utiliza kits contendo medicamentos, suprimentos e equipamentos básicos, pré-embalados e prontos para salvar vidas em qualquer lugar, frente à uma emergência.

A organização tem condições de montar um hospital inflável, em segundos, se assim a situação exigir.

Em decorrência disto e das ações positivas realizadas ao longo de duas décadas, em 1999, MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz, como reconhecimento de uma atuação importante para o nosso planeta.

 Além do reconhecimento, ganhou maior poder de mobilização para garantir “a atenção para as situações vividas por pessoas), de modo a tornar públicas as crises humanitárias com as quais trabalha.”

Princípios

Para que esta atuação seja eficaz, a organização prima por princípios que a sustentam, tais quais:

  •  Independência

Médicos Sem Fronteiras é independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base em sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, pelo menos 80% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.

  • Imparcialidade

Médicos Sem Fronteiras oferece ajuda humanitária e cuidados de saúde àqueles que mais precisam, sem discriminação de raça, religião, nacionalidade ou convicção política.

  •  Neutralidade

Em situações de conflito, MSF não toma partido. A neutralidade é crucial para as equipes conseguirem chegar a qualquer pessoa afetada, independentemente do lado do conflito em que esteja. A neutralidade de MSF é possibilitada pela sua total independência financeira de governos ou partes envolvidas em conflitos.  

  •  Transparência

MSF avalia constantemente os projetos que implementa e presta contas à sociedade e aos doadores sobre a gestão dos recursos captados e resultados de suas ações.

  • Ética médica

As ações de MSF são, acima de tudo, médicas. O trabalho da organização é norteado pelas regras da ética médica universal.

Como ajudar

A organização oferece nove modalidades de doação, para pessoas físicas, destacamos as seguintes:

  • Doação Mensal de valores a partir de R$ 30,00 (trinta reais);
  • Doação Única no valor que desejar;
  •  Doação por Herança, esclarecendo no testamento;
  •   Eventos Solidário em que o doador promove um evento com objetivo de arrecadar em prol dos MSF;
  •  Nas ruas, cadastrando doadores para apoiar a organização;
  •  Indicação de Amigos para aumento da base de doadores.

 

E, talvez a mais fundamental de todas as formas de doação, que é espalhar as mensagens e propostas do MSF através de redes sociais ou ações, como estas, do Colégio Recanto.

Saiba mais:www.msf.org.br


Compartilhe:
Facebook Tweet