O lugar mais chuvoso do Brasil fica no Amapá

O lugar mais chuvoso do Brasil fica no Amapá

10 de novembro de 2008
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


De janeiro a junho, chove praticamente todos os dias em um certo município do Amapá. A cada mês são registrados mais de 25 dias chuvosos. Mas não é só isso que impressiona. Anualmente, são, em média, 4.165 milímetros de chuva que caem das nuvens: o equivalente a pouco mais de quatro litros de água. Parece pouco? Então, saiba que, se toda essa chuva não escorresse e nem fosse absorvida pelo solo, o município amapaense se transformaria em uma piscina com quatro metros de profundidade em um ano! 

Calçoene, esse município amapaense de cerca de sete mil habitantes, acaba de ganhar o título de lugar mais chuvoso do país, desbancando a região da Serra do Mar entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, até então apontada como o local onde mais chovia no Brasil, com média anual de 3.600 milímetros de chuva.

O responsável por colocar Calçoene no mapa das chuvas é Daniel Pereira Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, de Minas Gerais. Daniel realizou um trabalho e tanto. Ele analisou o que os especialistas chamam de séries históricas de chuvas: isto é, quanto choveu, a cada dia, em determinado lugar do país. O pesquisador analisou os dados coletados por mais de 400 estações meteorológicas da Amazônia e, então, encontrou informações sobre o município amapaense, onde, no ano 2000, chegou a chover sete mil milímetros. Para se ter uma idéia do que isso significa, saiba que a média, no país, é de 1.300 a 1.500 milímetros de chuva por ano.

Além de colocar o município de Calçoene no topo do ranking dos lugares mais chuvosos do Brasil, o trabalho do pesquisador da Embrapa mostrou ainda que existem áreas na Amazônia que são extremamente secas, como algumas localizadas no nordeste de Roraima. Ter informações como essas – que retratam onde chove mais ou menos – é fundamental para a agricultura. “Dessa forma, é possível indicar qual tipo de cultura deve ser plantada em determinada região e em qual época. Mas ainda há aplicações úteis também para áreas urbanas. É possível definir as áreas de riscos de enchentes e inundações, por exemplo, assim como o tamanho ideal das redes que coletam as chuvas, os bueiros para escoar a água etc.”, explica Daniel. Para você ver que ficar de olho nas chuvas é muito importante!

O LUGAR MAIS CHUVOSO DO MUNDO FICA NO HAVAÍ:

Apesar de no romance Lua Nova, de Stephenie Meyer, estar escrito que a cidade de Forks, no estado de Washington, EUA, é o lugar mais chuvoso do mundo, os lugares em que mais chove no planeta são, na verdade, a Ilha de Kauai, no Havaí, e Cherrapunjee, na Índia. Ambos os locais registram índices pluviométricos anuais acima dos 10 mil milímetros. 

SAIBA MAIS:

http://tempoagora.uol.com.br/ (um portal sobre o clima, com previsão e definições).

http://ich.unito.com.br/66118 (matéria da revista Ciência Hoje para Crianças sobre Calçoene).

Fonte: Adaptado de Ciência Hoje das Crianças

Compartilhe:
Facebook Tweet