O ETA e a luta pela independência do País Basco

O ETA e a luta pela independência do País Basco

23 de novembro de 2008
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


 O "País Basco" é um território que, apesar do nome, não é um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre a Espanha e a França onde vivem os bascos. Estabelecido ali há mais de 4 mil anos, esse povo conservou boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra.

Ao longo de todo esse tempo, os bascos tiveram seu território ocupado por romanos, visigodos, mouros e francos. A Espanha e a França pegaram sua fatia por volta do século 15.No século 17, a demarcação definitiva das fronteiras dividiu de vez esse povo em dois Estados. Na Espanha, onde estão 90% do território basco, a integração foi mais difícil que na França.

Dessa forma, os bascos buscam sua autonomia, seja na esfera política, seja na luta armada, que tem sua maior expressão no grupo terrorista ETA.

Na figura abaixo, vê-se a área ocupada pelos bascos, que têm sua "capital" em Vitória, e Bilbao como a principal e mais populosa cidade.

Mapa com a localização do País Basco

O ETA:

O grupo foi fundado em julho de 1959 por estudantes nacionalistas que lutavam contra a falta de ação do Partido Nacionalista Basco (PNV, democratas-cristãos), perante o governo do ex-presidente Francisco Franco. O ETA começou a usar a violência em 1968.

Segundo o jornal espanhol "El Mundo", os atentados mais sangrentos cometidos pelo grupo ocorreram na década de 1980. Em 1987, a explosão de um carro-bomba em um centro comercial de Barcelona matou 21 pessoas e deixou 45 feridos. No ano anterior,  outro carro bomba havia matado 12 pessoas em uma praça de Madri. Ao todo, ao longa da história, já foram mais de 800 mortos pelas ações do grupo.

O grupo armado tentou entrar na política, através da coligação Batasuna, antes denominada Herri Batasuna (HB) e Euskal Heritarrok (EH), que em diversas eleições conseguiu entre 12% e 18% dos votos do eleitorado basco. Mas o Batasuna foi declarado ilegal em março de 2003 pelo Tribunal Supremo espanhol por ter sido considerado pertencente ao grupo separatista, e em seguida foi incluído na lista de organizações terroristas da UE e do departamento de Estado americano. 

CAETANO VELOSO E A POLÊMICA SOBRE O ETA:

Em 2005, o jornal colombiano ‘El Tiempo’ conseguiu fazer relação entre o refrão da música ‘A Luz de Tieta’, de Caetano Veloso, e o grupo terrorista ETA.

A canção que diz ‘eta, eta, eta, é a lua, é o sol, é a luz de Tieta, eta, eta’ foi usada em propaganda do canal Telesur, ligado ao governo do venezuelano Hugo Cháves.

Para a reportagem do jornal colombiano, que disse se basear em ‘fontes de inteligência’ para fazer a absurda reportagem, a música seria uma incitação aos terroristas bascos.

 

 

  SAIBA MAIS:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL870775-16107,00-CRIADO+POR+UNIVERSITARIOS+ETA+MATOU+MAIS+DE+PESSOAS+EM+ANOS.html (especial da agência de notícias G1 contando a história do grupo).

http://www.geomarcelocoelho.globolog.com.br/archive_2007_02_15_6.html (matéria sobre o ETA no blog do professor de geografia Marcelo Coelho).

http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_286749.shtml (resumo do tema na Revista Mundo Estranho).


Compartilhe:
Facebook Tweet