O uso crescente das fontes alternativas de energia

O uso crescente das fontes alternativas de energia

11 de agosto de 2011
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Professores Leila Coutinho & Ricardo Luigi

Apesar de as fontes de energia acompanharem a humanidade desde a “descoberta do fogo”, na chamada pré-história, o uso de fontes de energia se tornou algo mais sistemático depois da Revolução Industrial.

Revolução Industrial

As fontes de energia podem ser classificadas como tradicionais (convencionais) ou alternativas, conforme se pode ver no gráfico abaixo:

http://www.minerva.uevora.pt/odimeteosol/energias.htm

 

Entre as principais fontes de energia temos:

Energia hidráulica – obtida por meio da força da água em movimento. É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A maior usina hidrelétrica do mundo é chinesa, a usina de Três Gargantas. O Brasil, em parceria com o Paraguai, possui a 2ª maior usina, Itaipu. Está em construção, ainda no Brasil, a 3ª maior usina do mundo, a de Belo Monte, no Pará.

http://7acei.blogspot.com/2011/05/energia-hidraulica.html

Energia solar – conseguida por intermédio da transformação dos raios solares, captados por paineis, com células fotovoltaicas, em eletricidade. É uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). O maior entrave ao seu maior uso está no seu alto custo de instalação. 

 http://www.opoliglota.com.br/2011/07/29/beneficios-da-energia-solar.html

 

Energia eólica – gerada a partir do vento. È uma fonte limpa e inesgotável, e no Brasil utiliza-se cada vez mais esse tipo de energia, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.

http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/energia-eolica2.shtml

 

Energia fóssil – formada há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Temos nesse grupo  petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

http://planetadasciencias.blogspot.com/2009/05/energia-fossil.html

 

Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos. Esses materiais, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia. Os mais importantes biocombustíveis são o etanol, o biogás e o biodiesel.

http://www.biologo.com.br/ecologia/ecologia8.htm

 

Energia nuclear – quando o núcleo de um átomo radioativo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Seu uso passou a ser condenado depois do desastre nuclear no Japão (2011).

www.digitalglobe.com

 

Outras formas de energia ainda pouco exploradas: energia geotérmica, energia derivada dos gradientes de temperatura nos oceanos, energia das marés, energia das ondas e energia das correntes oceânicas.

As fontes alternativas na ordem do dia...

As fontes alternativas de energia, que faz pouco tempo eram vistas como ineficientes, estão passando a ser consideradas viáveis. Seu uso tem se tornado cada vez maior pelo fato de as fontes convencionais de energia estarem passando por problemas como a possibilidade de esgotamento (caso dos combustíveis fósseis) ou a constatação de suas consequências ambientais (caso das termelétricas e das usinas nucleares).

Avalia-se a utilização de energias alternativas nos mais diversos campos de nossa vida. Novos empreendimentos imobiliários trazem espaços para o carregamento de carros elétricos. Num futuro próximo, devemos contar com matrizes energéticas as mais variadas possíveis. No caso brasileiro, a expectativa é que o Centro-Sul foque-se na energia obtida pela diferença de temperatura das águas do Aquífero Guarani (geotérmica). No caso do Nordeste, as energias eólica e solar devem ser as mais usadas em larga escala.

A charge abaixo ilustra a questão: o uso crescente das fontes alternativas. Em menos tempo do que supomos, o que hoje é alternativo será tradicional, e o planeta agradecerá, pois as fontes de energia serão mais limpas, renováveis e diversificadas.

http://chargedodiemer.blogspot.com/2009/08/energia-renovavel.html


Compartilhe:
Facebook Tweet