Saiba preparar a lancheira ideal

Saiba preparar a lancheira ideal

27 de julho de 2011
por Danniel Jansen de O. Mendes Castro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


O assunto é recorrente, mas sempre de interesse de muitas mães (várias delas já nos escreveram, inclusive) que sofrem para fisgar o apetite da criançada. Como preparar a lancheira ideal, levando-se em conta a quantidade e qualidade do lanche que os pequenos vão comer na escola?

Para responder à pergunta, conversamos com dois especialistas ligados à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): a nutricionista Abykeyla Melisse Tosatti e pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg. Confira!

- Muitas vezes, montar a lancheira ideal para os filhos não é muito fácil. Quais os itens que nunca devem faltar?

Especialistas – Carboidrato: pães, bisnaguinha, biscoitos sem recheio, bolo simples e sem recheio e/ou cobertura. Dar preferência aos alimentos integrais. Podem ser utilizados complementos, como margarina, queijo em creme, geléias de frutas sem açúcar, se possível. Esporadicamente, podem ser utilizadas pastas de chocolate com avelãs, em pequena quantidade.

Proteína: leite e derivados e embutidos (peito de peru, presunto magro, por exemplo).

Vitaminas e Minerais: Frutas.

- Muitas crianças ,apesar de encontrarem itens apetitosos na lancheira, comem muito pouco na hora do lanche. Como as mães devem proceder para “ganharem” o apetite das crianças?

Especialistas – Na hora da escolha dos alimentos da lancheira, é de extrema importância que os pais respeitem hábitos e preferências das crianças. Verifique se o tempo que a criança tem é adequado, se o local é correto, e se há estímulo por parte dos professores. Se os alimentos escolhidos não agradarem ao paladar da criança, mesmo sendo um item apetitoso, haverá o risco de se ter o lanche rejeitado, trocado com os colegas, jogado fora ou de retornar intacto na lancheira para casa. Os pais devem considerar sempre os aspectos nutricionais e a qualidade do alimento que será consumido, ou seja, a composição deve ser equilibrada e variada, portanto, tem que ser algo que realmente a criança coma. Uma dica: na hora da escolha dos alimentos, convide a criança para participar e escolher o que ela realmente vai comer, assim, evita-se que a criança não coma na hora do intervalo.

- Quais são os itens que NÃO devem ser colocados na lancheira?

Especialistas – Devemos sempre levar em consideração se o alimento está seguro para o consumo, sem deterioração ou prazo vencido. Certos sucos com fruta in natura perdem nutrientes, como por exemplo a laranja. Então, nesses casos, esses itens devem ser evitados, bem como os alimentos que não resistem muito tempo a temperatura ambiente, que sofrem modificação de cor, ou que podem ser estragados por falta de refrigeração. Verifique quanto tempo demorará entre o preparo do produto e o horário do lanche.

- E no caso de crianças com tendência à obesidade, quais as orientações?

Especialistas – As orientações valem tanto para as crianças que estão com o peso adequado, como as que estão acima do peso, ressaltando que a recomendação é adequar, e não restringir ou proibir o consumo de certos alimentos pouco nutritivos, pobres em vitaminas e minerais e ricos em gorduras. Estes podem ser comidos esporadicamente e, quando possível, substituídos. Orientações:

- Evitar pirulitos, balas, refrigerantes, chocolates, e outras tantas guloseimas;

- Evitar alimentos ricos em gordura como por exemplo: salgadinhos, salgados fritos, biscoitos recheados em excesso, massa folhada;

- Ler sempre os rótulos dos alimentos e evitar produtos ricos em gordura trans, sódio, corantes em excesso e açúcar;

- Dar preferência a alimentos integrais.

- Poderiam citar um exemplo de lancheira ideal especificando os itens?

Especialistas – 1 lanche com pão integral (opção de recheio: queijo branco, requeijão, peito de peru, presunto magro, cream chesse, polenguinho) podendo ser substituído por:

* 3 biscoitos integrais sem recheio ou

* 1 fatia de bolo simples

- 1 bebida, podendo ser sucos (polpa), água de coco, queijo petitsuisse ou iogurte ou bebida com probióticos, lembrando sempre que, se for colocar leite ou iogurte, enviá-los em garrafas ou utensílios térmicos.

- 1 fruta (de preferência da criança, variando sempre)

Lembrando sempre que:

- Na lancheira ideal deve haver um alimento de cada grupo (carboidrato, proteína, vitaminas e minerais);

- Variar sempre o cardápio da lancheira para que a criança não enjoe e caia na monotonia;

- Pedir sempre a opinião da criança ao elaborar a lancheira;

- Escolher alimentos que resistem à temperatura ambiente;

- Evitar os alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura;

- Dosar a quantidade de alimentos colocados na lancheira.

 

Fonte: http://maesefilhos.com/saiba-preparar-a-lancheira-ideal-para-as-criancas/

Compartilhe:
Facebook Tweet