Ortodontia

Ortodontia

19 de maio de 2008
por Rodrigo Saiz Limoeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne e corrige inadequadas posições dentárias e a Ortopedia Funcional dos Maxilares atua nas bases ósseas (maxila e mandíbula). As duas especialidades estão interligadas para a correção das más-oclusões (contato inadequado dos dentes superiores com os inferiores).A oclusão deve ser supervisionada durante toda fase de desenvolvimento da dentição da criança, objetivando o alinhamento e nivelamento dos dentes nas bases ósseas; para isso, é necessário que os dentes se encaixem como numa “engrenagem”, onde um elemento fora do lugar, impede que os demais encaixem-se corretamente.

È necessário que os pais fiquem atentos a essa fase e busquem orientação profissional para definir o melhor momento para intervir, evitando tratamentos ortodônticos prolongados e permitindo o processo normal de desenvolvimento facial da criança, pois após o término do crescimento facial e com a dentadura permanente completa, as chances de tratar problemas relacionados a falta de espaço sem a necessidade de extrações dentárias diminuem consideravelmente.

 

classes_1402

Classe I
Maxila e mandíbula bem posicionadas, podendo haver
problemas como apinhamento ou espaços entre os dentes.

Classe II
Maxila à frente da mandíbula e queixo retraído.

Classe III
Mandíbula à frente da maxila e queixo
projetado para frente

 

 

Mordidas Cruzadas A mordida cruzada merece destaque por ser uma desordem que afeta o desenvolvimento da face através do bloqueio uni ou bilateral do crescimento maxilar.

Hábitos bucais como sucção de dedos, da chupeta, morder os lábios, respiração bucal, deglutição atípica e onicofagia devem ser precocemente detectados, uma vez que levam frequentemente a problemas oclusais, necessitando muitas vezes de um tratamento interdisciplinar abrangendo odontologia, psicologia e fonoaudiologia.

 

Mordida Cruzada Anterior

Mordida Cruzada Posterior

cruzadaanterior_662
cruzadaposterior_519
Os dentes inferiores encontram-se à frente
dos superiores na região anterior.

 

Os dentes posteriores estão numa relação invertida,
alterando o desenvolvimento correto das arcadas.

 

Dra. Anna Letícia da Rocha Maia

Fonte: Dra. Anna Letícia da Rocha Maia

Compartilhe:
Facebook Tweet