Os melhores conselhos para tirar nota alta no Enem

5 de agosto de 2008
por João Marques -

Eles mandaram superbem na última edição do Enem. Basta dizer que uma foi a primeira colocada e gabaritou o exame e os outros três estão entre os 14 candidatos que empataram em segundo lugar, com 99,2 (erraram uma só questão). Por isso, aquela máxima de que "se conselho fosse bom seria vendido" não vale aqui. As dicas desses estudantes podem ajudar quem vai fazer a prova no dia 31. E, atenção, eles dizem que o Enem não tem mistérios: o mais importante é ter paciência para ler as questões, a maioria extensa, e boa capacidade de interpretação.

Única candidata a tirar a nota máxima em dez anos do exame, a mineira Luisa Lima, que hoje cursa medicina na UFMG, diz não adiantar se matar de estudar meses antes, pois o Enem não cobra conteúdos específicos, mas sim o conhecimento adquirido em toda a vida escolar.

Para Nicole Silveira e Diego Fonseca, que tiveram as melhores notas do Rio no ano passado, o Enem não é uma prova difícil, mas o candidato não deve ter pressa, pois isso pode levá-lo ao erro.

- Muitas pessoas pecam porque não têm paciência de ler a questão até o final. A prova não é complicada, mas tem muitos detalhes - diz Diego, que, assim como Nicole, é aluno da UFRJ: ele de Engenharia Ambiental, ela de Medicina.

Já o gaúcho Moisés Lazzaretti, que também cursa medicina e ganhou bolsa integral na PUC-RS graças ao Enem, diz que ler é muito importante: - Costumo ler e discutir os assuntos com meus amigos. É preciso ser crítico. Esse exercício ajuda na hora de construir a argumentação da redação.

A seguir, leia as dicas desses quatro estudantes para tirar de letra o exame

• LEIA O EDITAL: Apesar de não ser valorizado pelos candidatos, o edital do exame, disponível em www.enem.inep.gov.br, tem informações que fazem diferença. "O edital dizia que os estudantes deveriam valorizar os direitos humanos na hora de desenvolver a redação. Como o tema do ano passado era o desafio de se conviver com a diferença, procurei construir meus argumentos baseados nisso e me dei bem", lembra Moisés. Para o estudante, o site do Enem também é uma boa fonte. "Foi lá que vi os tamanhos mínimo e máximo da redação, além de outros detalhes".
  • CONTROLE O TEMPO: Por ser uma prova extensa, é preciso estabelecer um tempo máximo para questão. Para a redação, os estudantes recomendam reservar pelo menos uma hora e meia.
  • COMEÇO: Para Moisés, o ideal é começar a prova por aquilo com que se tem mais facilidade. No caso dele, redação. Já Luisa preferiu resolver a parte objetiva primeiro para ter mais tempo para a redação.
  • PROVAS ANTERIORES: Resolver questões e fazer redações de exames passados ajuda a se acostumar com o modelo da prova, dizem os estudantes. Além disso, há a possibilidade de um tema ser cobrado de novo.
  • LEIA: Revistas, jornal, literatura, sites: vale tudo. Segundo Nicole, leitura é fundamental para desenvolver a capacidade interpretativa e para fazer uma boa redação. "Só tem bons argumentos quem lê", diz.
  • "FEIJÃO COM ARROZ": Na redação do Enem, não adianta querer inventar e posar de gênio criativo. Diego diz que garantir o "feijão com arroz" costuma dar mais certo, afinal "a banca não quer saber se você será um excelente escritor no futuro, mas, sim, que você desenvolva o tema proposto de forma coerente, apresentando bons argumentos. Não adianta encher o texto de palavras rebuscadas e fugir do tema. A dica é: seja objetivo".
  • FUJA DA "DECOREBA": Diferentemente da maioria das provas de vestibular, o Enem não cobra conteúdos específicos de determinada disciplina. Por isso, Luisa garante que vale bem mais aproveitar o tempo lendo uma revista ou livro do que decorando mil fórmulas e datas.
  • VÁ PARA A PROVA DESCANSADO: Os campeões do Enem ainda garantem que uma boa noite de sono é fundamental.
Fonte: O Globo on-line