Overshoot Day

Overshoot Day

2 de setembro de 2015
por Amanda Cordeiro Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Overshoot Day ou Dia da Sobrecarga da Terra aconteceu no dia 13 de agosto. Trata-se de uma data que marca o quanto consumimos dos recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano. Em 2015, consumimos em 8 meses e 13 dias, o que o planeta demora 1 ano para produzir.

Essa data foi criada pela Global Footprint Network (GFN), organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF. O objetivo é mostrar como a demanda anual sobre a natureza vai muito além de sua capacidade de regeneração.

A grande preocupação é que o dia do overshoot está surgindo cada vez mais cedo, conforme tabela abaixo:

Ano Data do overshoot
1987 19 de Dezembro
1990 07 de Dezembro
1995 21 de Novembro
2000 5 de Outubro
2005 06 de Setembro
2007 2 de Setembro
2008 04 de Setembro
2010 31 de Agosto
2011 27 de Agosto
2012 25 de Agosto
2013 22 de Agosto
2014 19 de Agosto
2015 13 de Agosto

Fonte:www.wwwfbrasil.org.br e www.pt.wikipedia.org

Déficit x Superavit

Assim como na economia, a fórmula é básica: se já consumimos tudo o que poderíamos consumir num período menor, a regra agora é economizar! Mas não é assim que acontece.

Se pensarmos o quão deficitário estamos em relação aos anos anteriores, perceberemos o porquê desta conta alta, que se reflete na seca, na escassez de água doce, na erosão do solo, na perda de biodiversidade, no acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, entre outros.

Segundo a organização, para que a Terra conseguisse neutralizar a emissão de CO² nos níveis atuais, seria necessário o dobro da biocapacidade florestal global. E se o planeta adotasse o modelo de vida americano, precisaríamos de 5 Terras para neutralizar os efeitos dos gases CO².

 

Calcule sua pegada

Qual área da Terra seu estilo de vida consome? A ONG disponibiliza um quiz que possibilita que você calcule suas maiores áreas de consumo de recursos e aprenda o que você pode fazer para andar mais levemente sobre a Terra.

A ferramenta é interativa e divertida, possibilitando que as pessoas avaliem sua qualidade de consumo. A ONG disponibiliza ainda conteúdos para orientar países, cidades e negócios que buscam um desenvolvimento sustentável com capacidade para gerenciar seu capital ecológico.

Legenda: Gráfico demostra o quanto excedemos em consumo da capacidade da Terra para repor seus recursos.Reprodução:www.footprintnetwork.org

 

Colégio Recanto adota medidas de desenvolvimento sustentável

O Colégio Recanto tem como finalidade a formação de cidadãos úteis ao próximo e ao planeta. A preocupação com o meio ambiente, o meio que torna nossa existência viável, é nítida. Seja através da capa das agendas, que ano a ano ressalta a importância da preservação dos animais com risco de extinção, seja através de Projetos Pedagógicos e Estudos do Meio como o Ecobé, Vargens, Bosque da Barra, Dia do Atleta (realizado na praia do Recreio), que buscam gerar um relacionamento consciente e saudável com o meio ambiente.

O esforço por uma existência equilibrada e saudável não para por aí. A gestão da escola também adota práticas sustentáveis, como o projeto 5R’s: reciclar, reduzir, reutilizar, responsabilizar e respeitar.

Trata-se da gestão do lixo. Nossos funcionários envolvidos diretamente na coleta do lixo passam por treinamento e são conscientizados sobre o importância do descarte correto. Toda a Instituição é envolvida, através de campanhas e da oferta de recipientes adequados para a coleta seletiva.

 

Viver de forma consciente é uma atitude do Recanto. A responsabilidade e respeito com o meio ambiente, não é só com relação ao lixo:

As lâmpadas tradicionais de toda a Instituição estão sendo substituidas por lâmpadas LED que causam menor impacto ao meio ambiente, melhoram a iluminação, e reduzem o consumo de energia. Sensores de presença, também nos auxiliam a combater o desperdício.

 

A necessidade de repensar o nosso modelo de vida se faz urgente uma vez que estamos esgotando os nossos recursos naturais. O Planeta pede SOCORRO.

 

Links importantes:

Faça o teste para verificar sua pegada ecológica.
Saiba mais sobre a Pegada Ecológica do Brasil

 

 

 


Compartilhe:
Facebook Tweet