Palco Sustentável
O projeto Palco Literário que vivifica clássicos da Literatura através de peças de teatro em nosso Colégio transpõe a oportunidade de releituras aos seus cenários.
Elaborados com materiais alternativos, o projeto busca avançar para a necessidade de construções inteligentes e criativas em prol de um mundo mais sustentável.
Esse conjunto de elementos que definem o espaço cênico, também são instrumentos para a transmissão de significados e, por isso, faz-se importante cuidar da mensagem nos mínimos detalhes.
- Sempre que penso em um novo cenário, procuro entender bem o conteúdo do espetáculo e o que busca a diretora com o tipo de encenação escolhida. Depois disso, deixo minha mente "voar" por tudo o que temos ao nosso redor. Tudo pode ser transformado. Lixo não necessariamente é lixo. Com um pouco de criatividade coisas incríveis podem surgir de onde menos esperamos. - diz
Pedro Ruggiero, ator e idealizador dos cenários do projeto.
As peças de teatro recriam contextos e situações que remetem os alunos para outros processos históricos-sociais diferentes dos que hoje vivemos. Mas os cenários sustentáveis, os remetem para a necessidade do mundo em que vivemos.
- Fazemos questão de ter, em todos os nossos cenários, materiais recicláveis. É muito importante estimular os jovens em vários sentidos. Além deles terem a oportunidade de ver um determinado livro "ganhar vida", e a partir daí enxergar uma nova forma de contar uma mesma história, também são estimulados através de cenários sustentáveis. Desta forma, eles podem se encantar com as possibilidades que existem quando usamos esses tipos de materiais. – reforça Priscila Lessa, diretora, roteirista e idealizadora do Palco Literário.
Os elementos cênicos assumem importância na encenação a partir dos seus conceitos sustentáveis. Cenários criativos a partir de elementos inusitados reforçam a experiência do expectador e multiplicam a possibilidade de releitura.
O projeto Palco Literário trará nos dias 24 e 25 de outubro dois clássicos da Literatura para as turmas do Ensino Médio.
Vestido de Noiva é um marco da dramaturgia brasileira. A peça, escrita por Nelson Rodrigues, marcou o início do processo de modernização do teatro brasileiro.
A culpa, a angústia, as relações familiares são as retóricas trabalhadas na peça. A morte também é abordada amplamente no contexto.
O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente é um clássico do século XVI baseado na sátira social.
Fundamentado na sociedade portuguesa, a dialética do bem e do mal é abordada. O julgamento das almas trata-se de julgamento das moralidades que ironicamente, revela os vícios humanos da sociedade da época.