Recesso Escolar
Aprender a ler e a escrever é um processo biológico. Além dos aspectos culturais envolvidos na leitura e na escrita, o aprendizado dessas habilidades depende de estímulo. Se a criança for estimulada desde cedo com atividades lúdicas e criativas como desenhar e pintar, ela pode ganhar uma base mais sólida durante o processo de aprendizagem na escola.
Os estímulos feitos na infância ficam na memória do cérebro para sempre e são a base para o desenvolvimento de outras habilidades como a imaginação e a criatividade.
Selecionamos algumas sugestões simples de atividades que podem ser realizadas com as crianças durante recesso escolar.
Essas atividades serão positivas em seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e pscicomotor. Confira as dicas, registre os momentos e compartilhe conosco no retorno às aulas para o nosso mural Família que Aprende Junto:
Letras móveis :
Letras móveis é um jogo similar ao Cara a Cara em que a criança tem que montar palavras na caixa de ovos, utilizando letras confeccionadas nas tampinhas de garrafas pet.
Além do desafio de formar palavras, o jogo é interessante porque existe a possibilidade de customizar a “cartela” (caixa de ovos). Cada participante jogará com cartelas diferenciadas pela cor.
Para realizar o jogo, você deve imprimir letras do alfabeto e colar nas tampinhas de garrafa pet. A dica é pensar nas palavras que fazem parte do repertório da criança e imprimir as letras de acordo com o número de letras destas palavras.
O jogo é um desafio empolgante para toda a família.
Material necessário :
Caixas de ovos (de acordo com o número de participantes)
Tintas coloridas
Tampinhas de garrafa pet (de acordo com as palavras que você deseja montar)
Letras impressas
Cola quente ou durex para colar as letras nas tampinhas
Recomendação : Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Caça-palavras reciclado :
Confira o vídeo com as instruções no link do Youtube abaixo:
Material necessário :
88 tampinhas de refrigerantes
88 sílabas cortadas em forma de círculo para formar as palavras
1 placa de papelão resistente
1 folha de E.V.A
1 cartolina
pistola e cola quente
elástico
Sílabas prontas para impressão.
Recomendação : Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Letras-pregadores :
Pregadores de roupas são ótimas peças para se transformar em letras.
Para esta atividade, basta escrever os nomes em fichas para que a criança “pregue” cada letrinha, fazendo o reconhecimento da palavra.
Veja o exemplo na foto abaixo:
As fichas podem ser elaboradas em folhas de papel A4 e as imagens podem ser recortadas em revistas.
Recomendação : Alunos do Pré II e 1º ano do Ensino Fundamental
Letras escondidas :
Uma atividade sensorial, que faz a criança se divertir, enquanto exerce o reconhecimento das letras. Basta escondê-las em uma bacia com areia (também pode ser arroz, fubá ou qualquer outro tipo de farinha).
A cada letra descoberta, a criança deve posicioná-la sobre seu desenho correspondente – pode ser sobre um papel ou, no caso de letras com ímãs, em uma bandeja ou suporte metálico.
As letras podem ser confeccionadas em papelão e coloridas pela própria criança.
Pode-se, para incrementar, elaborar fichas para fazer associação entre a letra descoberta e um objeto. Exemplo: a letra A de avião.
Recomendação : Alunos do Pré I e Pré II
Desenho na farinha :
A ideia é estimular também a coordenação motora fina das crianças. Pode ser apenas as letrinhas, ou palavras inteiras, dependendo da etapa que a criança estiver vivendo.
Basta elaborar fichas (aqui vale a criatividade: pode ser recortes de revistas ou desenhos) de objetos, vogais ou sílabas e ir desafiando a criança a reproduzir as fichas em um recipiente coberto de areia, farinha ou fubá.
Recomendação: Alunos do Pré II e 1º ano do Ensino Fundamental
Monte a palavra :
Bloquinhos de montar podem virar palavrinhas...
Vamos lá, abra a caixa de bloquinhos dos pequenos, pegue uma caneta de quadro branco (para apagar depois e trocar as palavras) e crie as palavras – cada pecinha pode ser uma letra ou uma sílaba, dependendo do grau de dificuldade para as crianças. Vale também desenhar o objeto, dependendo do grau de reconhecimento da criança.
Recomendação : Alunos do Pré II e 1º ano do Ensino Fundamental