Seu filho, um profissional bem-sucedido

Seu filho, um profissional bem-sucedido

15 de janeiro de 2016
por Amanda Cordeiro Ribeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Os pais começam a se preocupar com o futuro dos filhos cada vez mais cedo. A antiga segurança de que só diploma universitário garantiria um bom emprego já não existe. 

A boa formação acadêmica é apenas o bilhete de ingresso para o mercado de trabalho, em que a conquista de um lugar exige competências que não se aprendem na escola. ''Hoje se considera que apenas 15% do sucesso profissional deva-se à formação acadêmica'', afirma a psicóloga Mary Nicoliello, que orienta executivos e adolescentes em busca de preparação profissional. ''Os 85% restantes estão ligados a questões comportamentais, como a habilidade de lidar com o inesperado, a autonomia e a capacidade de interagir com culturas e pessoas diferentes.''

Dicas para preparar seu filho ao mercado de trabalho


1. Flexibilidade 
Os avanços em todas as áreas acontecem cada vez mais rápido. É fundamental cultivar múltiplos interesses, manter-se atualizado e estar disposto a abrir mão de antigas convicções em favor das novas descobertas. Também não dá para saber o que será essencial no futuro. Por isso é tão importante cultivar a desenvoltura para transitar por diferentes ocupações. 

O que ajuda 
O hábito da leitura é básico em um mundo que exige formação continuada. Os livros ensinam a pensar, imaginar, criar, analisar o mundo e as pessoas. Por isso, vale a pena estimular seu filho a ler, mas também é ótimo compartilhar os livros e conversar interessadamente sobre o que ele está lendo. 

2. Convivência 
Conviver e lidar com pessoas de outras culturas, ritmos, estilos, valores e crenças é indispensável no mundo atual. Hoje, a maioria das empresas de sucesso procura recrutar perfis diferentes para reproduzir internamente a realidade do mercado. Como as organizações estão cada vez mais enxutas, características como bom humor, respeito e educação facilitam o convívio. 


O que ajuda 
Estabeleça limites claros e exija que seu filho os cumpra. Mostre a importância de respeitar regras, como horários e uso do uniforme escolar. Ensine-o a perceber os códigos sociais de cada situação - como adotar postura e roupa adequada ao ambiente - e a desenvolver empatia pelas necessidades e valores das outras pessoas. 

 

                                                                                                                        

3. Iniciativa 
É um trunfo surpreender o cliente ou o empregador com soluções que ultrapassem as expectativas. Em um mundo dinâmico e em constante transformação, ficar preso a antigas fórmulas pode ser um tiro no pé para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. 

O que ajuda 
Proporcione programas variados - nas artes, na música, no esporte - para que seu filho adquira interesses diversificados e se sinta especialmente motivado a buscar atividades em áreas múltiplas. Além disso, ele precisa ser treinado para ''se virar'': tornar-se independente e buscar soluções para os problemas. Os pais podem oferecer apoio, mas devem resistir à tentação de resolver tudo no lugar dele. 

4. Ética 
As próximas gerações precisarão adotar posturas íntegras em relação a trabalho, colegas, fornecedores, clientes e parceiros. As empresas estão cada vez mais aprendendo que o ''jeitinho'' pode comprometer sua imagem e levar à perda de negócios. A sustentabilidade é outro lema atual do mundo corporativo e implica ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. 


O que ajuda 
Valores claros dentro de casa contribuem para consolidar atitudes éticas. Pais que não respeitam semáforo, jogam lixo pela janela do carro e desperdiçam água e energia não podem esperar que o filho tenha condutas corretas. Os exemplos começam em casa. Outra boa medida é discutir em família fatos cotidianos que coloquem aspectos éticos em cheque, como os recentes casos de corrupção. 

                                                                                                                    

5. Criatividade 
Está ligada à capacidade de mudança e inovação, à imaginação, à sensibilidade e ao senso estético. No dia a dia de uma empresa, significa aceitar que existem diferentes saídas para um mesmo problema. 

O que ajuda 
Varie os caminhos entre casa e escola, busque programas diferentes para realizar em família e proponha desafios, como o de preparar a própria comida em vez de descongelar uma pizza. Idas ao cinema, teatro, exposições e espetáculos devem ser incentivadas, pois essas atividades alimentam a imaginação. 

 
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/claudia/seu-filho-um-profissional-bem-sucedido

Compartilhe:
Facebook Tweet