Temas que costumam cair no Enem

29 de julho de 2008
por João Marques -

Uma das grandes preocupações dos estudantes antes do vestibular é o que vai cair na prova. Com o Enem, não é diferente. Uma dica: todo ano, o exame tem um tema central, geralmente nacional, que permeia parte das 63 questões objetivas, podendo aparecer também na redação. É o que explica o coordenador-geral do Enem, Dorivan Ferreira Gomes.

-- Escolhemos os assuntos mais importantes do momento e, depois, elegemos aquele que consideramos mais adequado para aquele ano. São sempre temas atuais e de conhecimento de todos os alunos. Não po$inventar nada diferente disso, pois assim não daremos chance igual a todos - esclarece Gomes, garantindo que o grande tema do exame ainda não foi escolhido. - A banca define vários assuntos e, a partir daí, prepara mais de 9 mil questões. Depois de definido o tema central, é só buscar as questões relacionadas no sistema e montar a prova.

Os preços do óleo são uma opções apontadas / Foto de Roberto Stuckert Filho/ Arquivo O Globo

A energia - seu aproveitamento, consumo e impacto - tem sido bastante popular nas provas, com destaque para as edições de 1999, 2005 e 2006.

- Mesmo agora, o racionamento de energia ainda é discutido na sala de aula - diz a professora de física da rede municipal, Karla Cynthia Quintanilha, que concluiu tese de mestrado sobre o Enem na Uenf.

O professor de geografia do curso pH Cláudio Falcão destaca que, além da energia, outros temas comuns no Enem são população, transporte, globalização, Amazônia e urbanização. Segundo ele, questões envolvendo a geografia física, os impactos ambientais e a biologia são predominantes.

Problemas ambientais sempre aparecem na prova / Arquivo O Globo

A pedagoga Bertha do Valle lembra que, independentemente do assunto escolhido, o importante é lembrar que a forma de abordagem é sempre interdisciplinar.

- No Enem é assim, você acha que a questão é de português, mas depois vê que é também de geografia e história. Isso é ótimo, pois estimula o aluno a pensar e não a decorar - opina ela, que é professora da Faculdade de Educação da Uerj.

Mas será que dá para ter uma idéia do que pode cair na prova de 31 de agosto? Pensando nas tendências dos anos anteriores, Falcão faz as suas apostas:

- Podemos pensar em questões sobre os cem anos da imigração japonesa, o aumento do preço do petróleo, o avanço no desmatamento na Amazônia, violência urbana, entre outros. Esses assuntos podem vir representados em tabelas, gráficos, textos, ou tudo ao mesmo tempo.

Questões sobre energia são as mais comuns / Arquivo O Globo

Já o coordenador de língua portuguesa do pH, Filipe Couto, aponta para a literatura:

- Não se pode esquecer que, este ano, celebramos o centenário da morte de Machado de Assis. Não seria surpresa se o Enem construísse questões acerca de sua produção literária.

Fonte: O Globo On-line, por Marta Reis