Ampliando a Visão de Mundo

Ampliando a Visão de Mundo

31 de outubro de 2009
por Ronaldo Limoeiro -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Marcos Cesar Polifemi é Doutor  em Linguística Aplicada  e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e Diretor Técnico do Centro de Linguística Aplicada Yázigi Internexus.

 

Pensar em educação nos dias de hoje demanda também pensarmos em línguas estrangeiras. Isso porque, cada vez mais e a cada dia que passa, as barreiras estão mais brandas e as distâncias cada vez menores.

As inovações tecnológicas, com destaque para a internet e, especialmente, o maior acesso à banda larga, bem como o fenômeno da globalização nos coloca frente a frente com a necessidade diária de sabermos outras línguas.

Até aqui, não há grandes novidades. No entanto, até pouco tempo atrás, alegava-se que o inglês e o espanhol eram necessários para que nossos filhos e nós mesmos nos preparássemos para o futuro e é aí que temos uma grande mudança. O futuro chegou, o que significa dizer que aprender um outro idioma é essencial para podermos aproveitar o mundo hoje.

Neste momento muitos de vocês que estão lendo esse texto estão conectados à internet, ou seja, através de um simples clique, estarão em contato com um mundo de possibilidades e de oportunidades que demandará a sua habilidade de ler, entender e de se posicionar, seja para fazer um negócio, seja para marcar a sua opinião acerca de algum assunto em um dos milhões de fóruns e listas de discussão existentes, seja para enviar um vídeo de seu fim se semana para o YouTube para que seus amigos que moram em Santa Catarina, e em Seattle possam ver.

Mais que isso, alguns de vocês, estarão lendo esse texto tendo como fundo uma música transmitida por uma das 17 estações de pop-rock que transmitem a partir de Los Angeles, por exemplo, que será interrompida momentaneamente pelo som da caixa postal de seu e-mail avisando que há mensagens novas para você; sendo que entre os spams, poderá haver uma oportunidade de emprego, uma novidade enviada por um site de seu interesse, ou ainda uma mensagem de um velho amigo estrangeiro, cujo contato, você acreditou ter perdido há anos...

Em outras palavras, inúmeras são as situações nas quais você sentirá a necessidade de saber um outro idioma e, obviamente, seu futuro poderá ser melhor se você for fluente em inglês e espanhol, mas antes de pensar no futuro, pense nos dias de hoje e perceba todas as oportunidades que muitas vezes temos que deixar passar por não falarmos inglês... ou por perceber que nosso extrovertido “portunhol” não é suficiente.

Aprenda inglês e espanhol já! A melhor forma de trabalhar pelo seu futuro é viver o mundo plenamente hoje.

 

Teste seu inglês ou espanhol
Nivelamento online: www.yazigi.com.br


Compartilhe:
Facebook Tweet