Ciência e Saúde

Ciência e Saúde

14 de fevereiro de 2009
por Mônica Sardinha Ferreira -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


Brasil produz vacina contra tuberculose

Além de prevenir, criação nacional também poderá curar a doença

 

Rio - Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram a primeira vacina brasileira contra a tuberculose, a partir de DNA com capacidade para curar a doença. A eficiência da invenção já foi comprovada em testes feitos em animais. “Aguardamos agora os recursos necessários para fazer testes clínicos em humanos”, afirma o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Tuberculose da Faculdade de Ciências Médicas da USP, Célio Lopes Silva.

Pelo menos 40 outras vacinas contra a tuberculose estão em desenvolvimento no Brasil. A diferença é o potencial terapêutico da novidade desenvolvida pela USP e Unicamp. “A vantagem dessa vacina é a possibilidade não só de prevenção, como também de cura. A vacina poderá ser usada para prevenir e também para tratar a doença”, disse Silva.

Outra vantagem apresentada pela vacina foi o melhor resultado quando aplicada por via intranasal — meio bem menos invasivo que o intramuscular.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch e atinge principalmente o pulmão, em cerca de 85% dos casos. Segundo o Ministério da Saúde, há pelo menos 90 mil casos registrados no Brasil. No mundo, são 3 milhões de mortes por ano. “Isso mostra que a única vacina existente contra a tuberculose, a BCG, não é realmente efetiva”, afirmou Silva.

Fonte: Jornal O Dia - 22/02/07

Compartilhe:
Facebook Tweet