Por que alguns índios são parecidos com os asiáticos?

Por que alguns índios são parecidos com os asiáticos?

22 de março de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


 Não existem "índios" em outro continente que não na América, existem nativos. Isso porque o termo índio foi criado por Cristóvão Colombo ao chegar ao continente americano, em 1492. Ele pensava ter chegado à Índia, e, por essa razão, utilizou essa expressão para se referir aos nativos americanos. Mas por que então os "índios" se assemelham, muitas vezes, aos asiáticos? 

Tradicionalmente, o povoamento do continente americano tem sido visto como o resultado de três ondas migratórias. A principal delas se originou do nordeste da Ásia, através do Estreito de Bering, até chegar ao Alasca. De lá se espalharam pelas Américas, desde o extremo norte até o extremo sul. Segundo esta hipótese, as primeiras migrações teriam ocorrido entre 11 mil e 12,5 mil anos atrás, e teriam gerado a maior parte dos grupos indígenas hoje conhecidos.

 Tempos depois, duas levas teriam originado os chamados grupos Na-Dene, que ocupam a região noroeste da América do Norte e, finalmente, os Esquimós, que ocupam a região mais gelada. Os Esquimós, ou Inuit, teriam sido os últimos a chegar às Américas, por volta de 6.000 anos atrás. Até recentemente, a maior parte dos dados arqueológicos e paleoantropológicos pareciam confirmar a hipótese das três levas migratórias.

Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam toda a extensão do continente.

http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm (página da Fundação Nacional do Índio, com diversas informações importantes sobre a história e a atualidade dos grupos indígenas).

http://www.museudoindio.org.br (vale uma visita ao site e ao próprio museu, em Botafogo, que no momento conta com uma exposição de fotos do povo Ashaninka).

Fonte: Adaptado da revista Conhecimento Prático - Geografia.

Compartilhe:
Facebook Tweet