Por que quando ouvimos nossa voz gravada ela parece tão diferente?

Por que quando ouvimos nossa voz gravada ela parece tão diferente?

18 de fevereiro de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


O som pode atingir o ouvido interno por dois caminhos diferentes, que afetam diferentemente os sons que ouvimos. Sons conduzidos diretamente pelo ar são transmitidos do ambiente que nos rodeia através do canal auditivo externo, tímpano e ouvido médio até a cóclea - a espiral preenchida de líquido do ouvido interno. Sons conduzidos pelos ossos atingem a cóclea diretamente através dos tecidos do crânio.

Ao falarmos, a energia sonora se espalha pelo ar à nossa volta e atinge a cóclea e outras partes do ouvido externo, conduzida pelo ar. O som também se propaga de nossas cordas vocais e outras estruturas diretamente para a cóclea, mas as propriedades mecânicas do crânio tornam as vibrações de baixa freqüência mais baixas.

A voz que você ouve ao falar é uma combinação do som transportado pelos dois caminhos. Ao ouvir uma gravação de sua própria voz, a condução do som pelos ossos que você considera parte de sua voz "normal" é eliminada e você ouve somente a componente conduzida pelo ar, o que soa pouco familiar. Você pode experimentar o efeito inverso colocando um tampão de ouvidos, e então ouvirá somente as vibrações conduzidas pelos ossos.

SAIBA MAIS:

http://www.clubedeciencias.com/artigos/comoouvimos.htm (site com diversos artigos científicos, inclusive esse, que explica detalhadamente o nosso processo de audição).

Fonte: Adaptado de Revista Scientific American Brasil, nº. 81, fevereiro de 2009.

Compartilhe:
Facebook Tweet