Qual a menor cidade do Brasil?

Qual a menor cidade do Brasil?

20 de março de 2009
por Ricardo Abrate Luigi Junior -
Colégio Recanto - Rio de Janeiro, RJ


O Brasil, com seus 8.511.965 km2, é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo. Segundo estimativas do IBGE, nossa população, em 2008, era de 189,6 milhões de pessoas, o que também o credencia a ocupar as melhores colocações nesse ranking. Entretanto. nesse extenso território, também há espaço para populações e municípios pequenos.

Em extensão, o menor município brasileiro é Santa Cruz de Minas (MG), com 3 quilômetros quadrados. Para dar uma idéia do que isso significa, imagine, por exemplo, que, se houvesse uma maratona ao redor de Santa Cruz de Minas, os atletas teriam que dar seis voltas sobre o contorno da cidade para completar os 42 quilômetros regulamentares. Dentro do município de São Paulo caberiam praticamente 508 territórios do tamanho de Santa Cruz de Minas.

Já em população o menor é Borá (SP), com apenas 834 habitantes.  A população de Borá é quase 13 500 vezes menor do que a de São Paulo. Dada essa pequena população, o munício possui algumas curiosidades.

Mais eleitores que habitantes

Apesar de ter mais eleitores que habitantes, Borá não precisou passar por uma revisão eleitoral. A revisão é determinada pelo tribunal eleitoral quando o número de eleitores é superior a 80% da população, o total de transferências de títulos do ano em curso é 10% maior em relação às transferências do ano anterior e o eleitorado é superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somados também os com mais de 70 anos. Para ser determinada a revisão, os três requisitos devem ser acontecer simultaneamente.

Esquema para a eleição

Nas eleições, são necessárias três urnas eletrônicas e uma escola. Normalmente, a maioria da população vota logo pela manhã. A tarde fica para os 'retardatários'.

Atividade policial

Policial sai com carro basicamente quando gente nova entra na cidade ou em uma eventual ronda noturna. Mas, apesar da tranquilidade e da falta de movimentação no município, todos os policiais usam colete à prova de balas. Ordens da direção da PM.

Trânsito

A velocidade permitida na cidade é de 30 km/h – não há radar. Não há necessidade de se andar mais rápido do que isso e ainda é preciso tomar cuidado para não atropelar os cachorros que dormem no asfalto

Rodoviária

A rodoviária tem dois pontos de estacionamento. Mas, assim como a delegacia, vive praticamente às moscas. As duas lanchonetes na entrada da cidade e o posto têm mais gente.

Ruas

As ruas têm nome, mas normalmente são conhecidas como a ‘rua da padaria’, ‘rua do fulano’, etc. Para chegar a um dos candidatos, a informação foi: ‘Entra na segunda à direita e conta oito casas. Senão veja qual tem um Santana branco’. Batata!

Vereadores

O salário de vereador é de R$ 700 aproximadamente. A cidade tem duas sessões por mês, o que significa R$ 350 por dia trabalhado pela cidade. No total, a casa tem nove vereadores.

1º roubo de sua história em 2009

Os 834 moradores de Borá estão com medo. Na madrugada do dia 29/01/2009, homens armados invadiram e roubaram a única agência bancária instalada ali, na praça central, há 33 anos. É o primeiro assalto da história da cidade. Os dois bandidos não conseguiram arrombar o cofre do banco Santander e fugiram levando apenas alguns talões de cheque, o colete e o revólver calibre 38 que o vigia, que não estava no local, tinha deixado numa gaveta.


SAIBA MAIS:

http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287983.shtml (matéria da Revista Mundo Estranho sobre o assunto).

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/30/menor+cidade+do+pais+bora+tem+1+roubo+de+sua+historia+3720999.html (artigo relatando o primeiro assalto ocorrido na história do município de Borá).

http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL651497-15693,00.html (reportagem que traz as curiosidades sobre Borá).

Fonte: Adaptado de Revista Mundo Estranho.

Compartilhe:
Facebook Tweet